Marco Martins inicia no sábado a rodagem de novo filme, "How to draw a perfect circle"

Lisboa, 01 Fev (Lusa) - O realizador português Marco Martins inicia no sábado a rodagem de "How to draw a perfect circle", a sua segunda longa-metragem, que tem como pano de fundo a descoberta da sexualidade na adolescência.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Produzido pela Filmes Fundo, o filme vai ser rodado nas próximas nove semanas em Lisboa e nos arredores, contando no elenco com Rafael Morais e Joana de Verona, além de Beatriz Batarda e o actor francês Daniel Duval.

Três anos depois da premiada estreia com "Alice", Marco Martins começa a filmar uma nova história cujo argumento escreveu em parceria com Gonçalo M. Tavares.

"How to draw a perfect circle" (Como desenhar um círculo perfeito) é a história de Guilherme, um rapaz de 13 anos, que está apaixonado pela sua irmã gémea, Sofia, com quem descobre a sexualidade.

Da história fazem ainda parte uma mãe ausente (Beatriz Batarda), que tem dificuldade em sustentar a família, um pai (Daniel Duval) que vive na Praia das Maçãs e uma avó que passa os dias a beber junto à piscina.

É "uma história de amor sobre os encantos do coração, sobre as fronteiras estabelecidas socialmente, sobre a perda da inocência e a forma como as novas tecnologias inovaram a forma como é vivida hoje a adolescência", escreve o realizador na nota de intenções.

Marco Martins deixa pistas cinematográficas para o seu novo filme, citando, por exemplo, "Elephant", de Gus Van Sant, "As virgens suicidas", de Sofia Coppola, "Felicidade", de Todd Solondz, ou "Passe ton bac d´abord", de Maurice Pialat.

Para o "reconhecimento e a representação deste universo adolescente", Marco Martins recorreu ainda à Internet, ao Youtube, blogues ou aos portais HI5 e Myspace.

"How to draw a perfect circle", que conta com o apoio de 500 mil euros do Instituto do Cinema e Audiovisual, será a segunda longa-metragem de Marco Martins depois de "Alice", que se estreou em 2005, premiado em vários festivais internacionais.

Nestes três anos de intervalo, Marco Martins estreou-se ainda como encenador na peça "Quando o Inverno Chegar", que estreou em 2007 no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, e realizou trabalhos para publicidade.

SS.


PUB