Marco Martins vence Prémio Realizador Revelação de Las Palmas

O realizador português Marco Martins foi distinguido com o Prémio Revelação no Festival de Las Palmas (Canárias) pelo seu filme "Alice", foi hoje anunciado.

Agência LUSA /

O filme aborda o desaparecimento de uma criança e apresentou-se no festival das Canárias na secção Informativa, dedicada ao cinema contemporâneo e à sua variedade de visões estéticas e políticas.

O júri de Las Palmas enalteceu o facto de o filme tratar "um tema da maior importância com uma depurada visão estética".

Com "Alice" competiam "Mary", de Abel Ferrara, e "Grizzly Man", de Werner Herzog.

"Alice", produzido pela Clap Filmes de Paulo Branco, foi o grande vencedor do XXI Festival de Mar del Plata (Argentina), onde arrecadou os prémios de Melhor Realização, Melhor Fotografia e da Crítica Internacional.

No Festival de Cannes do ano passado recebeu o Prémio Regards Jeunes para o Melhor Filme da Quinzena dos Realizadores.

Refira-se que "Alice" foi o primeiro filme português a ser nomeado para o Prémio Fassbinder - Revelação 2005, dos Prémios Europeus de Cinema, uma iniciativa da Academia Europeia de Cinema.

Foi também um dos quatro filmes europeus escolhidos pela European Film Promotion para as Sessões Promocionais para a Indústria Cinematográfica, que decorreram entre 27 e 28 de Março, em Nova Iorque.

No próximo mês, "Alice" será exibido no Festival Internacional de Jeonju (Coreia do Sul).

PUB