Maria João e Mário Laginha regressam aos standards de jazz em "Chocolate"

*** Áudio disponível em www.lusa.pt ***

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Lisboa, 24 Out (Lusa) - A cantora Maria João e o pianista Mário Laginha editam em Novembro o álbum "Chocolate", que assinala 25 anos desde que tocaram juntos pela primeira vez.

Estiveram quatro anos sem trabalhar juntos, desde "Tralha", mas o desafio de assinalar os 25 anos da estreia discográfica de Maria João levou-os novamente a estúdio para gravar "Chocolate", que sai a 03 de Novembro pela Universal.

"Já temos tocado outras coisas, originais, algumas `covers´, mas nunca mais fizemos `standards´ e a ponte faz-se um bocado com isso: pela primeira vez voltámos a fazer um disco que tem `standards´", disse Mário Laginha, numa entrevista à agência Lusa em conjunto com Maria João.

Para a gravação de "Chocolate", a cantora e o pianista escolheram o mesmo naipe de instrumentos utilizados em "Quinteto Maria João", editado em 1983, mas agora com Juian Argüelles no saxofone, Bernardo Moreira no contrabaixo, Helge Andreas Norbakken na percussão e Alexandre Frazão na bateria.

O alinhamento reparte-se entre versões, como "Goodbye pork pie hat" (Joni Mitchell/Charles Mingus) e "I`ve grown accustomed to his face" (Alan Jay Lerner/Frederick Loewe), e cinco originais, entre eles "I have a heart just like yours" e "Mati Mati".

"Chocolate", cujo título foi escolhido ainda antes de o alinhamento estar definido, é o 12.º álbum em que Maria João e Mário Laginha tocam juntos e o oitavo em que a maioria das composições são suas. Fora desta discografia, ambos editaram em nome próprio.

Num regresso ao passado, Maria João e Mário Laginha recordam os tempos em que gravaram pela primeira vez juntos, em "Quinteto Maria João", e referiram que não tinham nem experiência de estúdio nem consciência do que iria ser o futuro.

"Recentemente estive a ouvir o disco e até tem alguma graça, porque é muito `naif´, mas tem aquela coragem, aquela audácia de quem começa", disseram Mário Laginha e Maria João.

Em "Chocolate", refere Laginha, "já se nota mais que temos personalidade musical, já não estamos a tentar copiar, estamos a tentar fazer uma coisa que é aquilo que agora nos apetece fazer. Há menos ingenuidade, mas há mais vontade de arriscar".

Desde 1983, quando Maria João deixou de ser professora de natação e Mário Laginha um pianista sem discografia, até aos dias de hoje, os dois músicos dizem não ter dado pelo tempo a passar.

"É um lugar comum, mas passou depressa, foram anos muito preenchidos", disse o pianista.

"Neste tempo, tentámos sobretudo tocar um com o outro e fazer verdadeiramente música e não apenas uma formação para vender discos", corroborou Maria João, a autora do título do novo álbum.

Afinal, chama-se "Chocolate" porque as canções do álbum surgiram aos dois autores "como pedacinhos de chocolate, coisas preciosas e doces" que já não viam há muito tempo.

Maria João e Mário Laginha partilharão "Chocolate" em palco a 30 de Outubro na Casa da Música, no Porto, a 25 de Novembro no Teatro Gil Vicente, em Coimbra, e a 05 de Dezembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

SS.


PUB