Mariah Carey favorita na cerimónia de entrega dos Grammy

A cerimónia de hoje de entrega dos prémios Grammy surge como a hora da verdade para uma renovada Mariah Carey, a cantora de origem hispânica que passou de "diva" a "desprezada" e que agora reaparece como uma das favoritas nesta gala musical.

Agência LUSA /

Carey, de 35 anos, é candidata a oito Grammy`s nesta 48ª edição dos "Óscares" da música, que decorre no Estádio polidesportivo Staples de Los Angeles às 01:00 TMG.

Além disso, é também a única artista a concorrer este ano às três categorias mais importantes: Melhor Álbum, para "The Emancipation of Mimi", Melhor Gravação e Melhor Canção, para "We Belong Together".

No entanto, em pouco mais de uma década, Mariah Carey, sentiu na pele o que é passar de revelação musical do momento e ver a sua carreira a andar pelas ruas da amargura quando na última cerimónia, e com seis candidaturas ao Gramofone dourado, saiu sem qualquer prémio.

Mas "The Emancipation of Mimi" tem sido um sucesso e até hoje Carey já conseguiu vender nos Estados Unidos 5,2 milhões de cópias, ao mesmo tempo que o tema "We Belong Together" permaneceu 14 semanas nas listas das músicas mais ouvidas.

Além da cantora de origem venezuelana, as preferências vão também para o cantor Kanye West, que recolhe muitos votos entre a crítica.

A competição será renhida e envolve os nomes do veterano Paul McCartney, a popular Gwen Stefani e dos sempre favoritos U2.

David Bowie, o grupo rock Cream, dos anos 60, e a cantora Jesseye Norman, entre outros, vão receber na cerimónia de hoje o Grammy de Carreira.

A organização vai ainda aproveitar para distinguir a título póstumo dois artistas negros: o comediante Richard Pryor, falecido em Dezembro, e o lendário cantor e guitarrista de blues Robert Johnson, desaparecido em 1938.

Johnson é considerado um dos fundadores dos blues modernos e muitos dos actuais músicos de rock reclamam ser fruto da sua herança.

É o caso de Eric Clapton, antigo guitarrista dos Cream.

A atenção desta nova edição de prémios vai também centrar-se nas estrelas que desfilarão em palco durante a cerimónia, como Madonna e os Gorillaz, numa actuação conjunta.

PUB