Mariana Ramos estreia em Espanha no Festival Sete Sois, Sete Luas

A cantora cabo-verdi ana Mariana Ramos estreia-se este fim-de-semana nos palcos espanhóis participando em dois eventos, em Valência e Granada, integrados na 14ª edição do Festival Sete Sóis, Sete Luas.

Agência LUSA /

O festival, cujo título é inspirado nas personagens principais do "Memorial do Convento", de José Saramago - Baltazar é Sete Sóis, Blimundo é Sete Luas -, é um projecto que pretende promover a cultura de uma rede de 30 cidades em oito países do mediterrâneo: Portugal, Cabo Verde, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália e Marrocos.

Anualmente, entre Junho e Outubro, o festival leva projectos de música popular, de teatro de rua e de artes plásticas aos oito países da rede, promovendo a participação de grandes figuras da cultura europeia e mediterrânea.

Este fim-de-semana o festival chega a duas cidades espanholas, Tavernes de la Valldigna e Castril, respectivamente em Valência e Granada, com um programa em que se destaca a estreia de Mariana Ramos.

Marco Abbondanza, presidente do festival, disse à Lusa que os eventos deste fim-de-semana incluem projecto de Cabo Verde, Croácia, Itália, Grécia e Andaluzia.

"Não queremos homogeneizar, queremos mostrar a diversidade e as raízes que nos unem", disse, explicando que os eventos são normalmente organizados em localidades mais pequenas, para "ajudar a descentralizar".

Para os organizadores, o festival pretende "travar o eclipse cultural que os países da Europa Meridional padecem, dado o predomínio nos grandes meios de comunicação das formas culturais de matriz anglo-saxónica".

O programa deste fim-de-semana em Tavernes de la Valldigna começa hoje com a actuação de Mariana Ramos, que na sua música funde a tradição e a modernidade de Cabo Verde, recorrendo tanto aos ritmos africanos como aos brasileiros.

O concerto vai interagir com a pintura caligráfica do artista toscano Stefano Tonelli, cuja obra - explicou - permitirá "testemunhar com o próprio corpo a manipulação invisível de um sonho, da timidez, da pena".

O espectáculo flamenco de José Porcel marca a noite de sábado, em que actuará também Gustafi - um grupo de nove músicos croatas - que interpreta o que dizem ser "música folclórica com muito ritmo".

No sábado, e contando com o apoio do Centro José Saramago em Castril - cidade onde nasceu a mulher do escrito português, Pilar -, o festival abre com Mariana Ramos, a que se seguirá a actuação do grupo greco-siciliano Nakaira (domingo) e a do grupo Gustafi, na segunda-feira.

PUB