Mariano Deidda cancela espectáculo em Faro e actua hoje à noite em Lisboa

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 05 Dez (Lusa) - O cantor e compositor italiano Mariano Deidda, que hoje actua em Lisboa, onde apresentará as suas novas composições para poemas da "Mensagem" de Fernando Pessoa, cancelou o espectáculo previsto para o Teatro das Figuras, em Faro, no sábado.

Hoje à noite Deidda actua no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém acompanhado por Diego Macherpa (saxofone), Luca Zanetti (acoedeão), Nino La Piana (piano) e Roberto Chiriaco (contrabaixo), o mesmo grupo com que actuará domingo no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.

Fonte da produtora afirmou à Lusa que "o espectáculo de Faro foi cancelado por mútuo acordo" sem adiantar as razões.

Mariano Deidda, contando com a parceria do escritor António Tabuchi que traduziu os poemas de Pessoa, dedicou já três álbuns ao poeta português.

Em declarações à Lusa afirmou que musica "indiferentemente" os vários heterónimos do poeta e os inclui no mesmo álbum.

Para Bernardo Soares, escolhe "música variada, sem grandes preocupações, mais ao fluir das emoções", enquanto as poesias de Álvaro de Campos "são musicadas num ambiente mais jazzístico".

"A música experimental aplico mais a Ricardo Reis", outro dos heterónimos de Pessoa.

Para o compositor, o poeta português "é um escritor do futuro" e "património da Humanidade".

Além dos três álbuns dedicados ao poeta, Deidda tem ainda editado um quarto CD com poesias de Pessoa, gravado ao vivo na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, e prevê um quinto a sair no próximo ano com 13 dos 44 poemas que compõem a "Mensagem".

Deidda tem sido distinguido com vários galardões, entre eles, o Prémio Tenco que Dulce Pontes também já recebeu, o Prémio Recanati e Prémio Grinzane Cavour 2007.

NL.

Lusa/Fim


pub