Mário Moita apresenta "fado ao piano" na Roménia
Lisboa, 11 Fev (Lusa) - O cantor e pianista Mário Moita apresenta "fado ao piano" quinta e sexta-feira em Bucareste, em dois espaços diferentes.
Mário Moita tem procurado recuperar a tradição oitocentista de cantar fado acompanhado apenas ao piano, harmonizando para este instrumento melodias de fados que são habitualmente acompanhados à guitarra e à viola.
Quinta-feira, Mário Moita actua na Silver Church, cujo elenco inaugural integrou em Novembro passado "e, pelo facto de ter sido bem acolhido, motivou o convite para regressar agora", disse o cantor à Lusa.
Mário Moita sublinhou "a importância de voltar às plateias onde já se esteve" como sendo um sinal de "agrado" e "não apenas uma deslocação sem outras consequências".
Sexta-feira, o cantor e pianista actua no Tinerimea Romana - Centro Nacional de Artes de Bucareste, ao final da tarde.
O intérprete, que conta regressar à Roménia "ainda este ano", afirmou à Lusa ser "um grande contentamento voltar", sublinhando que tal tem sido "uma constante" na sua carreira.
"Costumo voltar sempre aos locais onde actuo. Exemplo é que, ano sim ano não, actuo em diversas cidades do Japão e todos os anos sou convidado da rádio Cadena Ser para actuar na grande Feira de Sevilha", disse Moita à Lusa.
Na Roménia, o artista, natural de Reguengos de Monsaraz, apresentará o seu mais recente álbum, em que inclui o inédito de Alberto Janes, "O luar é meu amigo", para o qual fez a música.
"Aos amigos de Lisboa", "Coimbra", "Lisboa à noite" e "Recado a Lisboa", são outros temas que integram o alinhamento dos dois espectáculos na Roménia.
NL.
Lusa/Fim