Marta Wengorovius expõe no Centro Cultural Calouste Gulbenkian em Paris

por © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Paris, 14 Jan (Lusa) - A artista plástica portuguesa Marta Wengorovious inaugurou hoje no centro Cultural Calouste Gulbenkian de Paris a exposição "Mise à nu par l`action", que reúne, pela primeira vez, um conjunto de trabalhos anteriormente realizados.

A mostra inclui fotografias de acontecimentos, desenhos, vídeo e "a peça Soleil # 2 (Chaque moi un Soleil) feita de propósito para a exposição", disse a artista à agência Lusa.

"Apresentam-se pela primeira vez reunidos os `Objectos da Errância (olhos)`, série desenvolvida entre 2005 e 2008, o filme `Olhos`, realizado por Giovanni Ciani a partir de objectos e das acções `O uso dos olhos`, a série de desenhos `Mise à nu par le dessin`, aos quais se junta a peça `Soleil#2` feita especialmente para esta exposição", precisou, acrescentando que gostaria de apresentar este projecto em Portugal.

Para a exposição foi editado um catálogo trilingue (Português, Francês e Inglês) que conta com textos dos críticos Ângelo Capasso, Doris Van Drathen e Suhail Malik e uma entrevista realizada por Paulo Pires do Vale a Marta Wengorovious.

Para João Pedro Garcia, director do Centro Cultural Calouste Gulbenkian de Paris, esta exposição surge "no âmbito da política geral do Centro, de divulgar a cultura Portuguesa, de divulgar jovens artistas portugueses ainda não muito conhecidos em França."

"Marta Wengorovious -disse ainda - é uma artista já premiada pela União Latina, muito conhecida em Portugal, mas que ainda não tinha feito uma exposição grande e variada em França".

LYG.


pub