Max von Sydow e John Ventimiglia, da série "Os Sopranos", vêm ao Fantasporto

Porto, 14 Fev (Lusa) - O actor John Ventimiglia, que na série "Os Sopranos" desempenha o papel de Artie Bucco, cozinheiro/dono de restaurante e primo de Tony Soprano, é um dos convidados confirmados do Fantasporto, anunciou hoje fonte da organização.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

As actrizes Karen Black ("Five Easy Pieces"), Kelly LeBrock ("The Mirror" e "Weird Science"), Patrícia Koch ("Fate?!"), são algumas das personalidades que já confirmaram a sua presença no Porto, para participar na 28ª edição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto.

"Há ainda outras presenças combinadas, mas que não se pode ainda comunicar porque não está tudo preto no branco, o que acontecerá nos próximos dias", disse o director do festival, Mário Dorminsky, na conferência de imprensa de apresentação do 28º Fantasporto.

Está também confirmada a presença do actor Max von Sydow, que é o homenageado especial desta edição do Fantasporto, que se inicia no próximo dia 25 e termina a 09 de Março, no Porto.

Nascido em 1929, em Lund, na Suécia, no seio de uma família de classe média-alta, de pai etnólogo e mãe, uma baronesa, professora, Max von Sydow frequentou a Escola Real de Drama de Estocolmo (1948/51), tendo, ainda durante o curso, obtido o seu primeiro papel em cinema.

Trabalhou simultaneamente em teatro e veio a tornar-se um dos actores favoritos do realizador Ingmar Bergman (falecido em 2007), numa colaboração que se estendeu ao longo de treze películas e que lhe deu grande projecção internacional.

A sua carreira incluiu papéis tão diversos como o imperador Ming, em "Flash Gordon" (1980), o artista Frederick em "Ana e as suas irmãs" (1986) ou o padre Lankester Merrin, em "O Exorcista", 1973, ou Jesus Cristo em "The Greatest Story Ever Told" (1965).

Foi nomeado para o Óscar de melhor actor num filme de língua estrangeira pelo seu papel em "Pelle, o Conquistador" (1987).

O filme "Este não é um país para velhos", dos irmãos Joel e Ethan Coen, candidato a vários Óscares e qualificado como "um thriller cheio de ironia", vai abrir o Fantasporto, no próximo dia 25, no Teatro Rivoli.

O elenco inclui Tommy Lee Jones ("O Fugitivo" e "Homens de Negro"), Josh Brolin ("Planeta Terror"), Javier Bardem ("Saltos Altos" e "Mar Adentro") e Woody Harrelson ("Assassinos Natos"), entre outros.

"The Mist" (título que pode traduzir-se como "O Nevoeiro", ou "A Bruma"), de Frank Darabont (realização) e Stephen King (argumento), é o filme da sessão de encerramento.

Depois de "The Shawshank Redemption" (Os Condenados de Shawshank) em 1994 e "The Green Mile" (À Espera de um Milagre) em 1999, Darabont e King regressam com "The Mist", que tem nos principais papéis Thomas Jane (o protagonista de "The Punisher") e Marcia Gay Harden (que ganhou um Óscar de Melhor Actriz Secundária por "Pollock").

A sessão de abertura do Fantasporto 2008 é antecedida por vários eventos, nomeadamente a inauguração do Espaço Cidade do Cinema na Praça D. João I, fronteira ao Rivoli, seguida de abertura de uma exposição de pintura de Agostinho Santos, um espectáculo multimédia e animação diversa.

O 28º Fantasporto, que tem um orçamento de 3,47 milhões de euros, prevê a exibição de 357 filmes, em 527 sessões de cinema, em oito cidades do País.

O programa inclui as habituais secções competitivas - o Cinema Fantástico (que inclui as competições de curtas-metragens) a Semana dos Realizadores, e as secções oficiais Première e Orient Express, esta última dedicada às cinematografias do Extremo-Oriente.

O Fantasporto apresenta ainda outras retrospectivas, nomeadamente dedicadas ao cinema dinamarquês e aos realizadores Fernando Lopes (Portugal) e Alejandro Jodorowsky (Chile).

Durante o festival será atribuído, como é habitual, o Prémio Méliès de Prata (categorias de longa e curta-metragem), este ano na sua 12ª edição.

O candidato vencedor do Méliès de Prata do Fantasporto fica automaticamente apurado para o Prémio Méliès de Ouro (Méliès d`Or), que desde 1996 é promovido pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico, para dar visibilidade ao cinema do Velho Continente.

O Méliès d`Or será atribuído, este ano, durante o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Sitges, na Catalunha, Espanha.

A 28ª edição do Fantasporto tem o patrocínio do Ministério da Cultura, através do Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia (ICAM) e da Câmara Municipal do Porto.

PF.

Lusa/Fim


PUB