Mensagem do Dia do Livro Infantil apela à importância de ler desde cedo

Um texto que sublinha a necessidade de formar leitores desde cedo, da escritora indiana Manorama Jaffa, constitui a mensagem divulgada pelo International Board on Books for Young People (IBBY) a propósito do Dia Internacional do Livro Infantil.

Agência LUSA /

Em Portugal a mensagem do dia 02 de Abril, data escolhida para a celebração por ser o dia do nascimento de Hans Christian Andersen, é divulgada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil, secção portuguesa do IBBY.

No ano em que se celebra o bicentenário do nascimento do escritor dinamarquês (1805-1875), o texto de Manorama Jafa, "Os livros sãos os meus olhos mágicos", recupera uma antiga lenda da Índia para sublinhar a importância do saber e a necessidade de formar leitores desde cedo.

A história relata como um rapaz chamado Kapil, curioso e apaixonado pela leitura, tomou um trilho acidentado na floresta, de livro aberto na mão, para levar o almoço ao pai.

O jovem, que se alheava do caminho para se embrenhar na leitura, tropeçava, caía e feria-se até que Saraswati, a deusa do estudo e do saber, da música e da fala, o abençoou pelo seu interesse, colocando-lhe um par de olhos nos pés para que visse o trilho sem ter de deixar de ler.

Reza ainda a lenda que Kapil cresceu e se tornou "um dos sábios mais ilustres da Índia", sendo "em toda a parte conhecido pela sua imensa sabedoria" e recebendo o novo nome de Chakshupad, que em sânscrito significa "aquele cujos pés têm olhos".

As palavras de Manorama Jafa, membro da secção indiana do IBBY e presidente da fundação Khaas Kitaab, que edita livros especiais, designadamente para crianças com dificuldades, foram traduzidas para português por José António Gomes.

PUB