"Mesrine" e "A Turma" disputam César para Melhor Filme
Paris, 23 Jan (Lusa) - Sete filmes, entre os quais "A Turma", Palma de Ouro do Festival de Cannes 2008, são candidatos em França ao César para o Melhor Filme, o mais importante prémio do cinema francês, foi hoje anunciado.
"A Turma", de Laurent Cantet, que se situa entre a ficção e o documentário numa sala de aulas nos arredores de Paris, foi também nomeado quinta-feira para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Entre os outros concorrentes, destaca-se "Mesrine", de Jean François Richet, com nove nomeações, entre as quais Melhor Filme, Melhor Actor (Vicent Cassel), Melhor Fotografia e Melhor Guarda-Roupa, que relata a vida de Jacques Mesrine, um gangster abatido pela polícia em Paris em 1979 em circunstâncias algo polémicas.
O actor Guillaume Depardieu, o malogrado filho de Gérard Depardieu, que faleceu Outubro passado aos 37 anos devido a uma pneumonia, surge nomeado para o César de Melhor Actor, pela sua participação em "Versailles". Enfrenta, contudo, a forte concorrência de Vincent Cassel que protagoniza "Mesrine".
Cinco actrizes disputam o César para a Melhor Actriz: Catherine Frot por "Le crime est notre affaire", Yolande Moreau por "Séraphine", Kristin Scott Thomas por "Il y a longtemps que je t`aime", Tilda Swinton por "Júlia", e Sylvie Testud por "Sagan".
Nenhum filme português foi nomeado para o César para o Melhor Filme Estrangeiro.
Os escolhidos foram "Eldorado", de Bouli Lanners, "Gomorra" de Matteo Garrone, "Into the wild" de Sean Penn, "Le silence de Lorna" de Jean-Pierre et Luc Dardenne, "There will be blood" de Paul Thomas Anderson, "Two lovers" de James Gray e "Valsa com Bachir" de Ari Folman.
CMJ.
Lusa/Fim