Metade dos chineses não sabe falar a língua oficial do país
Apesar de o mandarim ser a língua oficial da República Popular da China, quase metade dos chineses não sabe falar o idioma, segundo dados que a agência noticiosa oficial chinesa Nova China hoje divulgou.
Um recente estudo do Ministério da Educação chinês mostra que apenas 53,06 por cento das 500 mil pessoas entrevistadas conseguem "comunicar efectivamente" em mandarim, refere a Nova China.
A maioria dos chineses que não sabe falar mandarim reside nas áreas rurais, onde só 45 por cento das pessoas falam a língua, contra 66 por cento nas cidades.
Os chineses têm a mesma língua escrita e os mesmos caracteres, mas a pronúncia de caracteres idênticos varia de região para região, criando diversos dialectos.
O estado chinês tem vindo desde o início do século XX a tentar instituir o mandarim como língua nacional, através do sistema escolar, mas a televisão deu também uma ajuda à popularização do conhecimento e uso da língua.
O estudo apurou ainda que 70 por cento dos chineses com idades entre 15 e 29 anos falam mandarim, em comparação com apenas 31 por cento das pessoas entre os 60 e os 69 anos.