Metallica e Linkin Park cabeças-de-cartaz da segunda parte do festival
Lisboa, 04 Jun (Lusa) - O regresso a Portugal dos Metallica, veteranos do heavy metal, e dos Linkin Park marcam os dois últimos dias do festival Rock in Rio Lisboa, que termina esta semana no Parque da Bela Vista.
Esta segunda parte do festival é dominada por sonoridades mais pesadas, por conta do heavy metal e demais ramificações, depois de três dias de concertos em que predominou o pop rock e a soul de nomes como Lenny Kravitz, Rod Stewart, Joss Stone, Bon Jovi e Amy Winehouse.
Nos concertos de quinta e sexta-feira, a organização espera casa cheia, sobretudo no último dia, no qual os bilhetes estão quase esgotados, sendo a capacidade do recinto de 90 mil espectadores.
Na quinta-feira, o cabeça-de-cartaz é o grupo norte-americano Metallica, com fiéis seguidores em Portugal, que se prepara para lançar, depois do Verão, um novo álbum de originais.
A avaliar pelo alinhamento dos últimos concertos, a banda de James Hetfield e Lars Ulrich, os dois membros fundadores dos Metallica, irá interpretar quase vinte temas, abrangendo praticamente todos os registos, com destaque para "Ride the Lightning" (1984) e "Metallica" (1991).
Antes dos Metallica, tocam os finlandeses Apocalyptica, formados por três violoncelistas e um baterista, os norte-americanos Machine Head e os portugueses Moonspell, num dos poucos concertos da banda gótica da Brandoa em Portugal.
Na sexta-feira, o Palco Mundo será ocupado por bandas que também gozam de popularidade em Portugal, quase todas elas bem mais recentes do que os Metallica e praticantes de fusões entre metal, rock, punk e hip hop.
Actuarão os norte-americanos Offspring, os britânicos Kaiser Chiefs e Muse e, a fechar, os Linkin Park.
No palco Sunset, dedicado em exclusivo a artistas portugueses e da lusofonia, as propostas são muito diferentes do ponto de vista musical, do blues-rock dos Wraygunn à pop dos Clã, passando pelo electro-kuduro dos Buraka Som Sistema.
Destaque para o encontro em palco de quinta-feira entre Jorge Palma e Tim, dos Xutos & Pontapés.
Nos três primeiros dias do festival Rock in Rio Lisboa, entre 30 de Maio e 01 de Junho, estiveram 209.000 espectadores no Parque da Bela Vista.
Depois de Lisboa, o Rock in Rio decorrerá este ano pela primeira vez em Madrid, de 27 e 28 de Junho e de 04 a 06 de Julho.
O festival regressará a Lisboa em 2010, no mesmo local, mas a organização está à procura de um outro local para criar uma nova "cidade do rock", para acolher o evento em 2012.
Em 2014, o Rock in Rio vai regressar ao Brasil, coincidindo com a realização do mundial de futebol naquele país.
Nesse ano, a organização espera realizar o festival em simultâneo em Portugal, Espanha e Brasil.