Mexicano Juan Gabriel e Shakira em destaque nos Grammy Latinos
Las Vegas, Estados Unidos, 18 nov (Lusa) -- O artista mexicano falecido Juan Gabriel e os colombianos Shakira e Carlos Vives dominaram na quinta-feira a 17.ª edição dos prémios Grammy Latinos, para os quais os portugueses Mariza e Marco Rodrigues estavam nomeados mas não conquistaram galardões.
Juan Gabriel, que morreu no final de agosto, nunca tinha vencido um Grammy Latino mas na noite de quinta-feira, em Las Vegas, Estados Unidos da América, recebeu não só o de "Melhor álbum vocal pop tradicional" como o de "Melhor álbum do ano", ambos por "Los Dúo 2".
"La bicicleta", de Carlos Vives e Shakira, conquistou os prémios para "Melhor gravação" e "Melhor canção do ano".
Os portugueses Mariza e Marco Rodrigues estavam nomeados para as categorias de "Melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa" e "Melhor álbum de música folclórica", respetivamente.
A brasileira Céu bateu Mariza com "Tropix", e os colombianos Palo Cruza`O ficou à frente Marco Rodrigues com "En Armonías Colombianas".
As esperadas referências a Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, foram quase todas remetidas para a zona de imprensa, verificando-se apenas um comentário durante a gala.
Sobre o novo líder norte-americano, a mexicana Carla Morrison disse: "Não deixemos que nenhum cabrão cor de laranja nos tire a liberdade emocional e espiritual".