Mickey Rourke em destaque no Rivoli, com "The Wrestler", na noite dos Óscares em Los Angeles

Porto, 21 Fev (Lusa) - "The Wrestler" (O Lutador), o filme que marca o regresso triunfal de Mickey Rourke e que deu ao actor uma nomeação para um Oscar da Academia de Hollywood, é o destaque do programa de domingo no Fantasporto 2009, no Rivoli.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Diz a crítica que este filme, com que Mickey Rourke já venceu o Globo de Ouro de Melhor Actor, está para o "wrestling" como "Touro Enraivecido" (Raging Bull), de Martin Scorcese para o mundo do boxe.

O filme, que narra a história da decadência de Randy "The Ram" Robinson, um dos principais lutadores de wrestling profissional, nos anos 80, é exibido no Fantas, às 23:15, na noite dos Óscares em Hollywood, Los Angeles, onde é candidato a vários prémios.

Outros filmes no programa de domingo são "Bellini e o Demónio", do brasileiro Marcelo Galvão (15:00), com Malu Mader, que se move no mundo da magia negra brasileira, e o mais recente filme de Shynia "Tetsuo" Tsukamoto, "Nightmare Detective 2".

Na secção Orient Express, estão no programa "Takut: Faces of Fear" (Indonésia) é a mais recente produção de Brian "O Dentista" Yuzna, e um dos filmes de maior sucesso em toda a Ásia em 2008, o coreano "The Chaser".

A programação do Pequeno Auditório do Rivoli abre com "A Balada da Praia dos Cães", de José Fonseca e Costa, integrado na retrospectiva de homenagem que o "Fantas`2009" dedica a este realizador, baseado no romance com o mesmo nome de José Cardoso Pires.

Seguem-se dois filmes da Galiza, a cinematografia homenageada este ano pelo Fantasporto, a curta-metragem "O Cerco", de Martiño Vazquez, e a longa "Eloxio da Distancia", de Felipe Veja.

Às 21:00 volta a retrospectiva de José Fonseca e Costa com "Kilas, o Mau da Fita", com Mário Viegas no protagonista, um boémio tipicamente lisboeta a braços com amores, desamores e a polícia, e música de Sérgio Godinho.

A noite fecha com a exibição, às 23:00 de "Tokyo Gore Police", de Yoshihiro Nishimura (Japão), típico filme de terror "gore", com homens com pénis gigantes e deformados que disparam balas, mulheres com vaginas mortais e seios carnívoros e muito sangue.

No Espaço Cidade Cinema, a grande tenda montada frente ao Rivoli, está no programa a exibição, a partir das 15:30, de curtas-metragens bascas e uma selecção do Festival de Vídeo Universitário U-FRAME.

O programa estende-se às salas Zon Lusomundo em vários pontos do país.

No Grande Porto, o Gaia Shopping (Sala 1) mostra "Trassiberian", de Brad Anderson, enquanto em Matosinhos, no Marshopping (Sala 3), é exibido o já mencionado "The Deal", de Steven Schachter, e no Parque Nascente (Sala 6), pode ser visto "Outlander", de Howard McCain.

Fora do Grande Porto, o Aveiro Fórum (Sala 6) exibe "Choke", de Clark Gregg, enquanto o Braga Parque (Sala 9) mostra "Eden Lake", de James Watkins, o Viseu Forum (Sala 1) apresenta "Quarantine", de John Erick Dowdle e o Coimbra Dolce Vita (Sala 2) passa "Palermo Shooting", de Wim Wenders.

Em Lisboa, em quatro das salas do Alvaláxia, são exibidos "Éden Lake", "Palermo Shooting", "Transsiberian" e "Quarantine".

PF.

Lusa/Fim


PUB