Miguel Borges Coelho actua sábado no Festival internacional de Gaia
O pianista Miguel Borges Coelho interpretará no sábado, na Casa-Museu Teixeira Lopes, obras de Fernando Lopes-Graça, entre outras, no quadro do Festival Internacional de Música de Gaia, que decorre até dia 16.
O pianista interpretará designadamente "In Memoriam Bela Bártok suites III e VII" e "Música Festiva nº 18", uma obra composta por Lopes-Graça para os 18 anos de Miguel Borges Coelho.
O recital inicia-se cerca das 21:45 e inclui ainda "Images I", de Debussy, e "Sonata 1926", de Bártok.
Segundo fonte ligada ao festival, promovido pela Fundação Conservatório Regional de Gaia, em parceria com a Gaianima, a autarquia local e a paróquia de Oliveira do Douro, constam do programa obras musicais de várias épocas, estilos e géneros.
Entre outras iniciativas, o programa contempla ainda a Tribuna dos Jovens Intérpretes (dia 12), um dos eventos paralelos ao festival que consta de um recital de obras de Lopes-Graça.
Ao piano estarão Miguel Correia e Valeriu Stanciu, na guitarra Augusto Macedo, na flauta Raquel Lima e no violoncelo Valter Mateus.
Este recital será antecedido por um colóquio subordinado ao tema "A recepção da obra de Lopes-Graça".
Por tradição, o festival inicia-se no Dia de Portugal (10 Junho) e encerra na segunda quinzena de Julho com a apresentação de uma ópera, que nesta edição será "A Flauta Mágica", de Mozart.
Este espectáculo, uma produção do Conservatório Superior de Música de Gaia, sob a direcção cénica de Fernanda Correia e direcção musical de Mário Mateus, terá representações nos dias 15 e 16 de Julho, no Auditório Municipal de Gaia.
O festival inclui também uma "masterclass" de piano dirigida por Yuri Serov, outra de clarinete por Robert Walzel e uma terceira de canto por Fernanda Correia.
A programação paralela integra ainda uma exposição biblio- iconográfica de Mozart, que estará patente na Fundação Conservatório Regional de Gaia, até 14 de Julho, de segunda a sexta-feira, entre as 09:30 e as 19:30.
Os espectáculos a realizar no Auditório de Oliveira do Douro têm entrada gratuita e os restantes obrigam ao pagamento de três euros, com excepção dos espectáculos de ópera, cujos bilhetes custam seis euros.
A programação do XIII Festival Internacional de Música de Gaia insere-se nas comemorações dos centenários dos compositores português Lopes-Graça e do russo Dimitri Shostakovich, bem como nos 250 anos de Mozart.