Miguel Sousa Tavares entregou queixa à PJ contra acusadores de plágio
Miguel Sousa Tavares entregou à Polícia Judiciária uma queixa e participação criminal por difamação e violação de direito moral de autor contra desconhecidos, após acusações de plágio no livro "Equador", informou a sua editora.
De acordo com um comunicado de imprensa da editora da obra, a Oficina do Livro, a queixa entregue na Directoria de Lisboa da PJ é contra o responsável do blogue www.freedomtocopy.blogspot.com e contra o autor do "post" de 20 de Outubro de 2006 que usou o pseudónimo "Lapierre e Collins".
O caso remonta a 20 de Outubro, quando no site "Freedom to Copy" um anónimo acusou Miguel Sousa Tavares de ter plagiado partes de "Esta Noite, a Liberdade", de Dominique Lapierre e Larry Collins, para o seu livro "Equador".
Na altura, o jornalista e escritor refutou as acusações e colocou de imediato a hipótese de recorrer às autoridades para investigarem os autores não identificados.
Uma fonte da Oficina do Livro disse à Lusa que "Equador", primeiro romance de Miguel Sousa Tavares, vendeu até ao momento um total de 275 mil exemplares, incluindo uma edição especial de "Equador Ilustrado".