Miguel Sousa Tavares pretende criar festival literário em Évora
O escritor português Miguel Sousa Tavares revelou hoje, numa entrevista a um jornal brasileiro, que está a estudar a possibilidade de criar um festival literário em Évora, a exemplo do realizado anualmente na cidade brasileira de Paraty.
O autor afirmou ao jornal O Estado de São Paulo que está a analisar os custos para avaliar a possibilidade de criar um festival literário em Portugal.
Miguel Sousa Tavares avançou, entretanto, que gostaria de convidar os autores brasileiros mais conhecidos em Portugal para participar do futuro festival de Évora.
"Seriam (convidados) os mais conhecidos em Portugal, como Lygia Fagundes Telles, Rubem Fonseca, João Ubaldo Ribeiro, Luis Fernando Veríssimo e Chico Buarque, entre outros", disse o escritor.
Miguel Sousa Tavares participa sábado na 3/a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que decorre a partir de hoje e até o dia 10 de Julho naquela cidade do litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro.
Os portugueses José Luiz Peixoto, Gonçalo Tavares e Pedro Rosa Mendes também estão entre os 35 escritores convidados do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Espanha, Israel, Inglaterra, Cuba, Itália, Etiópia, Sri Lanka, Portugal, Turquia e Índia.
José Luis Peixoto, autor de "Nenhum olhar" (2000) e "A criança em ruínas" (2001), entre outros, participará quinta-feira num debate subordinado ao tema "A força do romance".
"Zonas de conflitos" será o tema do debate no qual participará sábado o escritor Pedro Rosa Mendes, autor de "Baía dos Tigres" (1999), "Ilhas de fogo" (2002) e "Atlântico" (2003).
Já Gonçalo Tavares, autor de "Livro da dança" (2001),"O senhor Valéry" (2002), " Biblioteca" e "Um homem: Klaus Klump" (2004), participará domingo no debate "Livros de cabeceira.
Miguel Sousa Tavares, por sua vez, participará num debate sobre a violência urbana no Brasil, ao lado do cineasta Arnaldo Jabor, do sociólogo Luiz Eduardo Tavares e do cantor MV Bill.
"Infelizmente, trata-se de um assunto do qual recebemos muita informação em Portugal, especialmente depois da exibição do filme `Cidade de Deus`, que detalha como isso funciona", salientou o escritor.
O escritor português avançou igualmente que aproveitará a sua passagem pelo Brasil para os trabalhos de investigação do seu próximo romance.
O livro contará a história dos regimes ditatoriais, entre 1916 a 1960, em Espanha (Andaluzia), Portugal (Alentejo) e no Brasil (Vale do Paraíba).
"Já fiz muita investigação sobre essa região brasileira e acredito ter descoberto episódios que mesmo vocês (brasileiros) desconhecem", afirmou o escritor ao jornal.
O Vale do Paraíba está localizado na região Leste do Estado de São Paulo, em direcção ao Estado do Rio de Janeiro, e concentra indústrias brasileiras de tecnologia avançada.
Durante a visita de Miguel Sousa Tavares será lançado o seu livro "Não te deixarei morrer, David Crockett", pela Editora Nova Fronteira, uma colectânea de artigos publicados em jornais e revistas.
Um dos destaques da 3/a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) vai para o escritor o anglo-indiano Salman Rushdie, que fará o lançamento do seu novo livro "Shalimar, o equilibrista".
A escritora brasileira Clarice Lispector (1920-1977) será distinguida na abertura do festival pelo director de teatro, o também brasileiro Naum Alves de Souza.
As duas edições anteriores do festival distinguiram os escritores brasileiros Vinícius de Moraes (2003) e Guimarães Rosa (2004).