Milhares de festivaleiros rumo ao Sudoeste 2007
Quase setenta artistas e milhares de "festivaleiros" rumam este ano à Zambujeira do Mar, Odemira, para a 11ª edição do Festival Sudoeste, que arranca quinta-feira e se prolonga até domingo.
Com um cartaz cada vez mais disperso por diferentes áreas musicais, o Sudoeste 2007 apresenta consagrados e emergentes, nomes da pop portuguesa e brasileira, funk, electrónica, rock ou hip hop.
Logo no primeiro dia, que habitualmente era um dos mais fracos, por representar a recepção aos campistas, estão previstas as actuações de Manu Chao, Damien Marley, Gilberto Gil, os suecos I´m From Barcelona, os catalães Ojos de Brujo, a cabo-verdiana Mayra Andrade, os portugueses Wraygunn e Filarmónica Gil ou os Camera Obscura.
Na sexta-feira, pelo palco TMN irão passar nomes como Buraka Som Sistema, Cool Hipnoise, Cypress Hill ou Cinematics, enquanto no palco Planeta Sudoeste a música fica por conta de, entre outros, Balla e do trio funk-rock brasileiro Bonde do Rolé.
No sábado, a noite ficará por conta de Sérgio Godinho, Sam The Kid, The Streets, Groove Armada e Australian Pink Floyd, uma banda tributo ao grupo de Roger Waters e David Gilmour, numa altura em que passam 40 anos desde a edição do primeiro álbum daquele grupo.
Nesse dia, Tiago Bettencourt, vocalista dos Toranja, estreia-se a solo ao vivo no palco secundário, antes de entrarem em cena Sondre Lerche e Patrick Wolf e a brasileira Vanessa da Mata.
No domingo assinalam-se as estreias dos The National, Razorlight e Albert Hammond Jr, guitarrista dos Strokes, além da reunião dos britânicos James.
Of Montreal, Tara Perdida, And You Will Knows By The Trail Of Dead, 2008, e Guillemots também actuam no domingo.
Ao longo dos quatro dias do Sudoeste ecoarão ainda os sons da Jamaica no Palco Positive Vibes.
Porque o Sudoeste, tal como muitos dos festivais de Verão, não é só música, na Herdade da Casa Branca estará montado um espaço - Tenda Paraíso - com dança e stand-up comedy, e haverá actividades no espaço de campismo, junto ao recinto dos concertos.
Na Tenda TMN Music Box recupera-se uma iniciativa estreada no festival Creamfields, em Lisboa: uma discoteca silenciosa, onde é preciso usar auscultadores para se ouvir a música que os djs estão a passar no momento.
No canal próximo da Herdade, onde os "festivaleiros" encontram uma alternativa de poiso em relação à praia, haverá também actividades com vigilância assegurada por nadadores-salvadores da Marinha portuguesa.
A atitude ecologista é reforçada este ano com uma série de iniciativas de incentivo à reciclagem.
O Festival Sudoeste é patrocinado pela empresa de telecomunicações móveis TMN.