"Million Dollar Baby" recebe Prémio César de melhor filme estrangeiro

O filme "Million Dollar Baby (Sonhos Vencidos)", do realizador norte-americano Clint Eastwood foi galardoado com o Prémio César da Academia do Cinema Francês, na categoria de melhor filme estrangeiro.

Agência LUSA /

O vencedor não esteve presente na 31ª Cerimónia dos Césares, que decorreu no Teatro do Châtelet, em Paris.

O realizador norte-americano já havia sido galardoado com o César para melhor filme estrangeiro em 2004 com o filme "Mystic River" e recebeu um César de honra em 1998 pela sua carreira de actor e realizador.

O filme "Million Dollar Baby" conta a ascensão de uma jovem pugilista (Hilary Swank) e do seu treinador (Eastwood), sob protecção de um "boxeur" retirado (Morgan Freeman).

O filme conquistou no ano passado, em Hollywood, os Óscares de melhor filme, melhor realizador, melhor actriz para Hilary Swank e melhor papel secundário masculino para Morgan Freeman.

O prémio de melhor filme foi atribuído a "Darwins Alptraum (O pesadelo de Darwin)", do austríaco Hubert Sauper, e trata-se de um documentário perturbante sobre a indústria da pesca no Lago Vitória, na Tanzânia.

O filme, uma produção franco-austríaco-belga, conta como a introdução da espécie perca do Nilo, um predador, alterou o ecossistema do Lago Vitória, destruindo quase todas as populações de peixes.

Os Prémios César são atribuídos desde 1976 e devem o seu nome ao escultor César Baldaccini, autor do troféu entregue aos vencedores de cada categoria.

PUB