Mindelo vai albergar Casa Museu Cesária Évora ainda este ano

Mindelo, Cabo Verde, 23 jul (Lusa) - O Mindelo, em São Vicente, vai albergar, até ao final deste ano, a Casa Museu Cesária Évora, estando já em curso negociações entre o Governo e os herdeiros da família da cantora, noticia hoje a imprensa cabo-verdiana.

Lusa /

Segundo a agência noticiosa Inforpress, o anúncio foi feito pelo ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio, no Mindelo, estando em cima da mesa a possibilidade de compra da casa onde residiu a "Diva dos Pés Descalços" e o património da cantora, falecida a 17 de dezembro de 2011.

Mário Lúcio não avançou pormenores sobre as negociações em curso, considerando "pouco elegante" fazê-lo publicamente, mas adiantou que os familiares da artista "estão de acordo" com a vontade do executivo.

Segundo o também músico, escritor e poeta, os herdeiros da "Rainha da Morna" "têm-se mostrado muito generosos", pelo que o assunto deve ser tratado "com a descrição que Cesária Évora merece".

Mário Lúcio anunciou também para breve a criação, igualmente no Mindelo, dos museus do Mar e da Cidade, devendo o primeiro ficar instalado na réplica da Torre de Belém e o segundo no Palácio do Povo, decorrendo já negociações com a Presidência da República cabo-verdiana, que tem o edifício à sua responsabilidade.

O ministro cabo-verdiano deu ainda outras novidades que dizem diretamente respeito aos artistas, tais como a assinatura de acordo entre o Banco da Cultura e o Banco da CEDEAO, para permitir o acesso a financiamento de projetos, e a parceria com a companhia aérea TACV, a ser assinado a 26 deste mês.

Este acordo, segundo o ministro, vai garantir aos agentes culturais, mensalmente, entre oito e 18 lugares nos aviões da companhia para qualquer destino da TACV, permitindo assim que os artistas levem Cabo Verde para o mundo através da cultura.

Tópicos
PUB