Ministério da Cultura do Brasil congratula-se com galardão atribuído a João Ubaldo Ribeiro

Brasília, 26 Jul (Lusa) - O governo brasileiro, por intermédio do Ministério da Cultura do Brasil, congratulou-se hoje com a atribuição do Prémio Camões 2008 ao escritor João Ubaldo Ribeiro, considerando que o galardão foi merecido.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Em nome do ministro Gilberto Gil e do Ministério da Cultura congratulamo-nos e juntamo-nos neste momento especial a João Ubaldo Ribeiro, que é uma das grandes expressões da nossa literatura", disse à Lusa o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Sérgio Mambert.

De acordo com Mambert, o governo brasileiro "só poderia sentir-se feliz e honrado" com a atribuição do Prémio Camões ao escritor baiano.

"O facto de um escritor brasileiro receber o prémio mais importante da literatura portuguesa reforça a importância da nossa cultura e do talento dos nossos autores", acrescentou.

João Ubaldo Ribeiro é o oitavo escritor brasileiro a ser distinguido com este prémio, que na sua edição anterior foi para o português António Lobo Antunes.

Instituído pelos governos português e brasileiro em 1988, o Prémio distingue, anualmente, um autor que, pelo conjunto da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua portuguesa.

Já foram distinguidos nove autores portugueses, oito brasileiros, um moçambicano e dois angolanos. Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau não viram ainda qualquer dos seus escritores premiado.

CMC.

Lusa/Fim


PUB