Ministra da Cultura visita Arábia Saudita e apresenta pintura portuguesa
A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, inicia na sexta-feira uma visita de seis dias à Arábia Saudita, que incluirá uma primeira exposição colectiva de artistas portugueses, informou a tutela à agência Lusa.
Isabel Pires de Lima concretiza assim o convite feito pelo príncipe saudita Khalid Al-Faisal, que visitou Portugal em Setembro de 2005, tendo lançado na ocasião o intercâmbio artístico "Painting &
Patronage" (Pintura e Mecenato).
Na visita à Arábia Saudita, a ministra da Cultura estará acompanhada por uma comitiva de mais de vinte pessoas entre empresários, artistas e directores de institutos do Ministério da Cultura, indicou o gabinete de Pires de Lima.
Por ocasião da visita, no dia 15 será inaugurada no palácio real, em Riade, uma exposição de 22 artistas portugueses, intitulada "Paisagem Portuguesa Contemporânea".
Comissariada por Bernardo Pinto de Almeida, a exposição integra cerca de 60 obras de pintura, fotografia e desenho de 22 artistas portugueses de diversas gerações, entre os quais Alberto Carneiro, Nikias Skapinakis, Noronha da Costa, Daniel Blaufuks, Pedro Calapez, Jorge Martins, Mário Cesariny, Mariana Viegas, Baltazar Torres, Marta Ramos e Cristina Mateus.
Bernardo Pinto de Almeida explicou à agência Lusa que o tema central da exposição é a paisagem, "uma temática universal, mas pertinente, que mostrará o sentido da paisagem na cultura ocidental".
É, segundo o curador da exposição, uma oportunidade de ir ao encontro de um código cultural diferente, mostrando interpretações de paisagens através de um olhar do Ocidente.
A visita de Isabel Pires de Lima inclui uma série de reuniões bilaterais com responsáveis sauditas e a presença da ministra na entrega do prémio internacional da fundação do falecido rei Faisal, que distingue personalidades em áreas como ciência, medicina e estudos islâmicos.
A visita oficial da ministra da Cultura à Arábia Saudita ocorre cerca de um ano e meio depois da passagem do príncipe saudita Al-Faisal por Portugal, em Setembro de 2005, no âmbito de um programa de intercâmbio cultural.
Khalid Al Faisal bin Abdul Aziz Al-Saud é o herdeiro da família real saudita, filho do rei Faisal, falecido em 1975.