Monografia da Caranguejeira apresentada no Canadá

O livro "Monografia da Freguesia São Cristóvão da Caranguejeira", da autoria de João Carreira Mónico, um sacerdote natural daquela vila, foi apresentada quinta-feira no salão de exposições do Consulado- Geral de Portugal em Toronto.

Agência LUSA /

Segundo o autor, a obra, de 34 capítulos e 800 fotografias, é um trabalho de pesquisa de 33 anos, que tem uma função de arquivo e de pedagogia.

"Quando ia a férias à minha terra, muitos alunos faziam-me perguntas, sabendo que eu andava por lá a tentar saber coisas", tendo começado aí a alicerçar-se a ideia de fazer o trabalho.

O padre António Ferreira, que morreu em 1999, foi quem incutiu em João Mónico, agora ao serviço da igreja de Santa Inês, em Toronto, o desafio de avançar com a monografia sobre a vila da Caranguejeira, em Leiria.

Parte das verbas angariadas com a venda do livro vão reverter a favor do Lar da Vila da Caranguejeira.

O padre João Mónico nasceu na Caranguejeira, em Leiria. Ordenado em 1968, foi nomeado para várias Missões, designadamente em Angola.

Em 1975 foi para Roma para estudar na Universidade Gregoriana e, desde 1990, presta serviço na Paróquia de Santa Inês, no Canadá.

PUB