Morreu Anthony Minghella

Londres, 17 Mar (Lusa) - O realizador britânico Anthony Minghella morreu hoje em Londres aos 54 anos na sequência de uma hemorragia celebral, revela a revista Variety.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

De acordo com a publicação, Minghella sofreu uma hemorragia cerebral durante uma cirurgia no pescoço, hoje num hospital em Londres.

"O paciente inglês" e "Cold Mountain" dois dos mais premiados filmes realizados por Minghella.

Em 1997 venceu um Óscar de melhor realizador pelo filme "O paciente inglês", uma adaptação de um romance de Michael Ondaatje que conquistou outras oito estatuetas.

Em 1999 esteve nomeado para melhor argumento adaptado por "O talentoso Mr. Ripley".

Realizou ainda "Assalto e Intromissão" (2006), "Cold Mountain" (2003) e "Um Fantasma do Coração" (1990), o seu primeiro filme.

Recentemente esteve a filmar no Botswana uma adaptação do romance "The No. 1 Ladies` Detective Agency", de Alexander McCall Smith, para um filme televisivo que estreará no dia 23 na BBC.

Minghella produziu ainda vários filmes, entre os quais "Michael Clayton - uma questão de consciência" e "O americano tranquilo".

Em 2006 produziu a ópera "Madame Butterfly", de Puccini, para a Ópera Metropolitana de Nova Iorque, que lhe valeu um prémio Olivier.

Foi ainda presidente do Instituto do Cinema do Reino Unido e detinha com Sidney Pollack a produtora Mirage Enterprises.

SS.


PUB