Morreu cantor de ópera alemão Ivan Rebroff
Berlim, 28 Fev (Lusa) - O cantor alemão de ópera Ivan Rebroff, célebre pela interpretação de canções russas, faleceu quarta-feira, aos 76 anos, após prolongada doença, anunciou hoje a sua agência, Richard Weber Konzert.
De origem russa, Hans-Rolf Rippert, nascido a 13 de Julho de 1931 em Berlim, dispunha de um amplo registo vocal, com quatro oitavas e meia.
Tornou-se conhecido como intérprete de canções tradicionais russas, operetas e árias de ópera, mas participou igualmente em peças de teatro e filmes.
Iniciado no canto pela mãe, estudou nos anos 50 em Hamburgo e em 1953 adoptou o pseudónimo de Rebroff.
Conquistou reconhecimento internacional em 1968 em Paris com a comédia musical "Um violino no telhado", na qual interpreta o papel do leiteiro Tewje, a inesquecível personagem do romance "Tewje, o leiteiro", do escritor judeu Scholem Alejchem, publicado nos anos 60 em Portugal na colecção Miniatura da Livros do Brasil.
Este mesmo romance esteve na origem do filme "Um violino no telhado", realizado em 1971 por Norman Jewison, com Topol no papel principal.
Segundo o empresário de Rebroff, o cantor interpretou 1.476 vezes o papel do leiteiro.
O seu primeiro papel na ópera foi o de Don Basilio em "O Barbeiro de Sevilha", de Rossini.
Ivan Rebroff era particularmente popular pela interpretação de canções folclóricas rusas como "Kalinka", "As noites de Moscovo" e "Os olhos negros".
Deu o seu último espectáculo a 9 de Dezembro último em Viena. Durante a sua carreira recebeu 40 discos de ouro.
RMM.