Morreu Dino Risi, o "pai" da comédia à italiana
Roma, 07 Jun (Lusa) - O cineasta Dino Risi, "pai da comédia italiana", morreu hoje de manhã na sua residência de Roma aos 91 anos, anunciou a agência Ansa.
Dino Risi, nascido em 23 de Dezembro de 1916 em Milão, tornou-se nos anos 1950 num dos grandes realizadores de comédias à italiana, com alguns grandes sucessos como Fanfaron, os Monstros ou ainda Perfume de Mulher, comédia amarga sobre um homem repartido entre o desejo de amar e o desejo de morrer.
Este filme valeu a Vittorio Gassman o grande prémio de interpretação masculina em Cannes em 1975.
Dino Risi filmou com os principais actores italianos da segunda metade do século XX, nomeadamente Sophia Loren, Vittorio Gassmann, Alberto Sordi ou ainda Ugo Tognazzi.
Recebeu um Leão de Ouro do festival de Veneza pelo conjunto da sua obra e em 2002 a sua última realização foi para televisão com as jovens participantes do concurso Miss Itália.
"Com Mario Monicelli, Nanny Loy, Ettore Scola, Luigi Comencini, foi um dos grandes mestres da comédia à italiana", comentou hoje o jornal Repubblica, acrescentando que Dino Risi era "uma espécie de Billy Wilder made em Italy".
"Rodou filmes que escreveram a história do cinema", refere por seu turno o La Stampa.
Para a agência Ansa, o pai da comédia à italiana "sabia aliar espírito popular e rigor, humor atrevido e moralismo".