Morreu Donna Summer

A "Rainha do Disco" Donna Summer morreu na Florida aos 63 anos, em consequência de um cancro, anunciou o site especializado na vida de celebridades TMZ, o mesmo que na altura anunciou primeiro a morte de Michael Jackson, em 2010.

RTP /
Donna Summer tinha 63 anos CBN

A família confirmou a morte da artista, minutos depois, em comunicado. "Estamos em paz e a celebrar a sua vida extraordinária e o seu legado", afirmaram Bruce Sodano, vocalista da banda Brooklyn Dreams e atual marido, as duas filhas de Summer com ele, Brooklyn e Amanda e Mimi, filha de um anterior casamento da cantora.

Donna Summer alcançou a celebridade nos anos 70, com êxitos como "Last Dance" e "Hot Stuff".
Novo álbum
Ao longo de duas décadas Summer ganhou cinco Grammies. Estava em Miami, Estados Unidos, a gravar um novo álbum. O seu mais recente trabalho foi "Crayons", em 2008.

Segundo o TMZ, Summer conseguiu esconder sempre da comunicação social a doença de que padecia, um cancro de pulmão. TMZ cita várias fontes que afirmam que Donna Summer acreditava ter contraído a doença ao inalar partículas tóxicas depois do ataque de 11 de setembro, em Nova Iorque.

Donna Summer era o nome artístico de LaDonna Adrian Gaines. Nascida em Boston a 31 de dezembro de 1948, iniciou-se num coro gospel, tal como muitas outras cantoras afro-americanas.

Estudou em Nova Iorque, mas, no final da década de 1960, mudou-se para a Europa, integrando o musical "Hair".
Êxitos nos anos 70 e 80
O seu primeiro hit foi "Love to love you Baby," que alcançou o segundo lugar nas tabelas em 1976. Seguiram-se "I feel Love", "Last Dance" e o remake com ritmo disco do êxito de Richar Harris "MacArthur Park", o seu primeiro nº1.

Em 1979, Donna Summer publicou "Bad Girls", um duplo-álbum em que se afastou do registo sonoro anterior e mostrou as suas extensas qualidades vocais. "Bad Girls" manteve-se cinco semanas no lugar de topo dos álbuns mais vendidos.

As músicas "Bad Girls" e "Hot Stuff" alcançaram igualmente o primeiro lugar nas tabelas e uma balada, "Dim all Lights" ficou entre os 10 primeiros lugares das tabelas do género.

O anos 80 começaram mal para Summer, que alcançou apenas um lugar entre os 10 primeiros com "Wanderer", um álbum em registo rock. Só em 1983 "She works hard for the money" fez a cantora regressar aos êxitos anteriores.

Ao longo de uma carreira de 40 anos, Donna Summer vendeu mais de 130 milhões de discos, sendo ainda creditada por influenciar artistas como Madonna, Duran Duran, David Bowie, Whitney Houston ou Janet Jackson.
Tópicos
PUB