Morreu dramaturgo e guionista Horton Foote
Nova Iorque, 05 Mar (Lusa) - O dramaturgo e guionista de Hollywood Horton Foote, duas vezes premiado com o Óscar, faleceu quarta-feira em Hartford, no estado norte-americano de Connecticut, aos 92 anos, informaram hoje os "media" locais.
Apesar da sua avançada idade, Foote, texano residente em Los Angeles, continuava activo e encontrava-se em Hartford precisamente para assesorar na encenação de uma série de obras da sua autoria.
Foote conquistou um Óscar em 1963 pela sua adaptação para o cinema do romance "Não matem a cotovia" ("To kill a mockingbird"), de Harper Lee. O filme, com Gregory Peck no principal papel, recebeu em Portugal o título de "Na sombra e no silêncio".
Vinte e um anos mais tarde, voltou a ser distinguido com um Óscar pelo guião de "Tender mercies" ("Amor e compaixão", na versão portuguesa) película cujo protagonista foi Robert Duvall, actor que apareceu num papel secundário em "Na sombra e no silêncio".
Ao tomar conhecimento da morte de Foote, Duvall disse ao jornal "The New York Times" que "a voz de Horton era a grande voz americana. Era típica da sua pátria pequena, mas também universal".
Na notícia sobre a morte do dramaturgo e guionista, "Los Angeles Times" escreveu que a sua obra mostra "a poesia da solidão e da perda, temas gémeos de Foote e o terreno que fez dele um Tchekov norte-americano".
RMM.