Morreu escritor Henrique Teixeira de Sousa, governo expressa dor
O escritor cabo-verdiano Henrique Teixeira de Sousa, de 86 anos, autor de algumas das mais conhecidas obras da literatura do arquipélago, faleceu hoje, em Oeiras, Portugal.
O Governo de Cabo Verde expressou, na Cidade da Praia, a sua "grande consternação" pelo falecimento do autor de "Ilhéu de Contenda", que era médico de profissão.
"Um dos expoentes da literatura cabo-verdiana, Teixeira de Sousa foi escritor cioso dos valores da cabo-verdianidade", destacou o ministro da Cultura, Manuel Veiga, na sua mensagem enviada à família.
Henrique Teixeira de Sousa é autor de algumas obras de referência da literatura do arquipélago, como "Contra Mar e Vento", "Ilhéu de Contenda" e "Capitão de Mar e Terra".
O seu derradeiro romance, "Oh Mar de Túrbidas Vagas", foi lançado em finais de 2005.
Nascido na ilha do Fogo há 86 anos, residia desde a independência de Cabo Verde, em 1975, em Portugal, onde passara grande parte da sua juventude e onde exercia a profissão de médico.
Foi, no entanto, através da escrita que se notabilizou e granjeou a admiração dos cabo-verdianos.
Teixeira de Sousa foi um dos escritores influenciados pelo Movimento Claridoso, onde pontificaram nomes como Manuel Lopes, também falecido recentemente em Portugal.