Morreu escultor Robert Graham

Washington, 29 Dez (Lusa) - O escultor e arquitecto mexicano-norte-americano Robert Graham, marido da actriz Anjelica Houston e autor de numerosos monumentos, morreu no sábado em Los Angeles, aos 70 anos, noticiou hoje o jornal Los Angeles Times na sua página online.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Graham foi autor, entre outras obras, das portas de bronze de 25 toneladas da catedral de Los Angeles, desenhada pelo arquitecto espanhol Rafael Moneo, e do monumento ao compositor, maestro e pianista de jazz Duke Ellington em Nova Iorque.

O monumento a Ellington, situado na esquina noroeste do Central Park, perto do bairro de Harlem, foi construído por iniciativa do cantor Bobby Short, ao qual ocorreu a ideia ao ver um busto do trompetista e cantor Louis Armstrong na cidade francesa de Nice.

O famoso monumento, inaugurado em 1997, é um conjunto de estátuas de oito metros de altura formado por um grupo de musas que erguem Ellington no ar.

A obra foi, na altura, objecto de polémica por representar nove mulheres nuas. A responsável do bairro de Manhattan, Ruth Messinger, pediu ao presidente da câmara da cidade, David Dinkins, que cancelasse a concessão de 450.000 dólares para a instalação do "voluptuoso" monumento.

A Comissão municipal de Arte defendeu o trabalho, afirmando que as nove mulheres representavam as musas do artista, falecido em 1974.

O escultor protagonizou outra controvérsia com os seus dois monumentos de homens sem cabeça e mulheres nuas que realizou para os Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles.

Graham defendia que o artista plástico deve estar ao serviço do seu tempo e ter um compromisso com as suas opções estéticas, mesmo correndo o risco de a autoria da obra ficar no anonimato.

Graham, que se casou em 1992 em Los Angeles com Anjelica Houston, nasceu a 19 de Agosto de 1938 na Cidade do México.

Segundo Los Angeles Times, o escultor estava doente há seis meses e morreu no UCLA Medical Center de Santa Mónica.

RMM.


PUB