Morreu James Doohan, conhecido como "Scotty" de "Star Trek"
A lendária série de televisão "Star Trek" ("O Caminho das Estrelas") perdeu hoje um dos membros da sua tripulação com a morte de James Doohan, o actor que interpretava o papel de engenheiro espacial "Scotty".
Doohan, de 85 anos, morreu às 05:30 (13:30 em Lisboa) na sua casa de Redmond, Washington, tendo ao lado a mulher de 28 anos, Wende, disse o agente e amigo de longa data Steve Stevens. A causa da morte foi pneumonia e a doença de Alzheimer.
Despediu-se da vida pública em Agosto de 2004, meses depois de lhe ter sido diagnosticada a doença de Alzheimer.
Nascido na cidade canadiana de Vancôver, na Columbia britânica, em 1920, a sua juventude, tal como a de muitos dos seus contemporâneos, foi dominada pela Segunda Guerra Mundial.
Como capitão do Royal Canadian Artillery Regiment, perdeu um dedo logo na primeira manhã dos desembarques do "Dia D" na Normandia.
Ao regressar ao Canadá em 1953, trabalhou em 4.000 programas de rádio e 400 de televisão antes de se mudar para Hollywood.
Mas foi com "Star Trek", que passou nas televisões pela primeira vez em 1966, que Jimmy Doohan saboreou pela primeira vez o gosto de ser visto como uma grande vedeta.
A figura de Doohan passou a fazer parte da cultura popular e para milhões de espectadores em todo o mundo esta série de ficção científica era um dos pontos altos da semana e "Scotty" uma das personagens mais apreciadas.
De facto, embora William Shatner ("Capitão Kirk") e Leonard Nimoy ("Spock") fossem os protagonistas da série, logo convertida em saga cinematográfica, a face de Doohan tornou-se uma das mais familiares do mundo e o seu nome ficou para sempre gravado numa das frases mais repetidas e recordadas da série espacial.
Trata-se da ordem "Beam up, Scotty", diálogo sempre dirigido à sua personagem para que teletransportasse o resto da tripulação para a nave e transmitido em todos os capítulos.
Quando terminou a série e as versões cinematográficas começaram a suscitar menos interesse, Doohan tal como os outros actores desta série ficaram presos às personagens.
Todavia, segundo reconheceu numa antiga entrevista, Doohan preferiu seguir o conselho que um dia lhe deu o seu dentista e assumir que seria "Scotty" mesmo depois de morrer.