Morreu jovem linguista Tiago Freitas

Lisboa, 07 Nov (Lusa) - Tiago Freitas, linguista, investigador e membro da direcção do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), morreu quinta-feira em Lisboa, indicou hoje a direcção do ILTEC.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O jovem linguista, de 29 anos, natural da Madeira, considerado uma das grandes promessas da linguística em Portugal, pertencia ao grupo de investigação sobre "Léxico e Modelização Computacional" e estava a concluir a sua dissertação de doutoramento, segundo uma nota divulgada no site do ILTEC.

Num depoimento intitulado "Nós não queríamos que o Tiago partisse", também publicado no site do ILTEC, a sua presidente, a professora Maria Helena Mira Mateus, descreve o percurso académico e profissional de Tiago Freitas, que foi seu aluno e terminou a licenciatura em Linguística em 2001.

"O Tiago foi o tranquilo dinamizador do projecto REDIP (o primeiro grande trabalho sobre o discurso dos media), que, entre 2001 e 2004, coordenou e em que realizou investigação. O REDIP foi o primeiro projecto nacional da iniciativa do ILTEC que tem, nos textos a que deu origem, a marca do Tiago", sublinhou.

Pertenceu à direcção da Associação Portuguesa de Linguística (APL) entre 2002 e 2004 e "o seu saber informático e a sua enorme dedicação organizaram a parte virtual da instituição e criaram para ela motores de dinamização", prosseguiu.

"Apesar de tão poucos anos de investigação - observou - o Tiago publicou, só ou com colegas, nove artigos em publicações científicas (algumas internacionais) e apresentou 18 comunicações, como orador convidado e por iniciativa própria (...) em encontros nacionais e internacionais".

O corpo de Tiago Freitas está em câmara ardente na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Avenida de Berna) desde as 17:00 e o funeral realiza-se sábado para o cemitério do Alto de São João, depois de celebrada, às 12:30, missa de corpo presente.

ANC.


PUB