Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Morreu músico Hortêncio Langa, um dos mais marcantes de Moçambique

por Lusa

Hortêncio Langa, um dos mais marcantes músicos moçambicanos, morreu na segunda-feira em Maputo vítima de doença, aos 70 anos, anunciou a família.

Em mensagem de pesar divulgada hoje, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, considerou Hortêncio Langa "exímio e talentoso compositor e intérprete de música de vários géneros".

"Ao longo da sua vida, brindou os moçambicanos com um riquíssimo reportório musical, versando sobre vários temas sociais e políticos, eminentemente educativos, em palcos nacionais e internacionais", refere Filipe Nyusi na nota.

Com uma carreira que se prolongou durante 50 anos, Hortêncio Langa é um dos músicos mais expressivos de Moçambique, tendo-se destacado como membro da banda Alambique e feito parte de vários projetos musicais.

A sua criação musical é caraterizada pela fusão entre vários ritmos, apostando numa lírica com forte intensidade poética e presença expressiva de guitarra, instrumento de que era tocador prolífico.

Além de músico, era docente de música na Escola de Arte e Cultura (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane, a maior de Moçambique, escritor e artista plástico.

Tópicos
pub