Morreu o artista plástico Richard Hamilton, "pai da pop art"
Londres, 13 set (Lusa) - O artista plástico britânico Richard Hamilton, considerado um dos nomes pioneiros da pop art, morreu hoje aos 89 anos, informou a galeria de arte contemporânea Gagosian Gallery.
Richard Hamilton chegou a ser apelidado de "pai da pop art", por conta de uma colagem de 1956, intitulada "Just What Is It that Makes Today`s Homes So Different, So Appealing?", uma das mais conhecidas, que revela um homem musculado numa sala, onde está também uma mulher despida e um naco de fiambre.
O artista plástico morreu numa altura em que preparava uma retrospetiva de carreira, a inaugurar em Londres, e que deveria também passar por Los Angeles, Filadélia, nos Estados Unidos, e Madrid, até 2014.
No trabalho de experimentação da imagem gráfica, Richard Hamilton nunca se escusou a mostrar as suas posições políticas, nomeadamente contra os programas nuclares e contra o Partido Trabalhista, quando colocou o antigo primeiro-ministro Tony Blair no papel de um cowboy.
Para o jornal britânico The Guardian, Richard Hamilton é "um dos mais influentes artistas britânicos do século XX".
"Na sua longa e produtiva vida ele criou a mais importante e duradoura obra" de pintura moderna do Reino Unido, superando mesmo Lucien Freud ou Damien Hirst, escreveu o jornalista Jonathan Jones.