Morreu o escritor Ira Levin
O romancista norte-americano Ira Levin, autor de "A semente do diabo", morreu segunda-feira em Nova Iorque aos 78 anos, vítima de ataque cardíaco, foi hoje anunciado.
O autor deixa vários romances, muitos deles adaptados para cinema, e peças de teatro.
Nascido no Bronx, Ira Levin decidiu aos 15 anos que iria ser escritor, dedicando-se sobretudo aos géneros de horror e mistério.
Começou por escrever para televisão, ao mesmo tempo que editou o seu primeiro romance, "A kiss before dying", distinguido com o prémio Edgar Allan Poe em 1953 e adaptado duas vezes para o grande ecrã.
"A semente do diabo", no original "Rosemary´s baby", é o mais conhecido dos romances, publicado em Portugal pelas Edições Europa-América, e adaptado para cinema em 1968 por Roman Polanski, com interpretação de Mia Farrow.
O romances "Os meninos do Brasil", que conta a história de um nazi que tenta clonar Adolf Hitler, "Mulheres Perfeitas", uma sátira sobre uma comunidade que transforma donas de casa em robots, e o thriller "Sliver - violação de privacidade", também serviram de inspiração para o cinema.
A peça de teatro "Deathtrap", de 1978, teve uma longa temporada de apresentações na Broadway e chegou ao cinema pela mão de Sidney Lumet, com interpretações de Michael Caine e Christopher Reeve.
"Son of Rosemary", sequela de "A semente do diabo", foi o último romance de Ira Levin, publicado em 1997.