Morreu o músico brasileiro João Gilberto

por RTP
O compositor morreu em sua casa, no Rio de Janeiro Foto: Facebook

Morreu o cantor e compositor brasileiro João Gilberto, aos 88 anos. A causa da morte ainda não é conhecida. João Gilberto foi um dos responsáveis pela consolidação do bossa nova e pela abertura das portas à música brasileira em todo o mundo.

O compositor morreu em sua casa, no Rio de Janeiro, revelou o seu filho João Marcelo Gilberto. Na rede social Facebook,  João Marcelo enalteceu "a luta nobre" do pai e a tentativa de "manter a dignidade", apesar de ter perdido "a sua autonomia".

Nascido a 10 de junho de 1931 em Juazeiro, no Estado brasileiro da Bahia, João Gilberto Prado Pereira de Oliveira descobriu a música aos 14 anos, com sua primeira guitarra.

Quatro anos mais tarde, deixa Salvador da Bahia e parte para o Rio de Janeiro para tocar na banda Garotos da Lua, com a qual realizou em 1957 as primeiras gravações.

Tornou-se conhecido como guitarrista ao participar num disco de Elizeth Cardoso, "Canção do Amor Demais", composto por Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Derivado do samba e com influências do jazz, o estilo bossa nova surgiu no fim da década de 1950 pelas mãos de João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e de jovens cantores e compositores da classe média do Rio de Janeiro.

O álbum que marcou o início da Bossa Nova, "Chega de saudade", foi composto por Tom Jobim (1927-1994) e Vinícius de Moraes (1913-1980). João Gilberto deu voz à versão mais conhecida da música, lançada em agosto de 1958.

Em 1961, o cantor e compositor concluiu a trilogia de álbuns que, de acordo com o portal da Globo, "apresentaram a Bossa Nova ao mundo": "Chega de saudade" (1959), "O amor, o sorriso e a flor" (1960) e "João Gilberto" (1961).
"O maior de todos os artistas"
O músico Caetano Veloso já reagiu à morte de João Gilberto. "Acabei de saber que o João morreu e para mim é um negócio de importância grande demais, é abrangente, toma conta da minha cabeça inteira", declarou à RTP.

"O João é o artista mais importante do Brasil para mim, sob qualquer ponto de vista. Ele é o maior de todos os artistas brasileiros, não só da música popular. Para a história da minha vida, é o maior artista do mundo".

"Muito mais do que uma inspiração", João Gilberto foi para Caetano Veloso "uma revelação".
"Um inovador absoluto"
Já Sérgio Godinho recordou o papel de João Gilberto como "um inovador absoluto" na "revolução do bossa nova", a par do compositor Tom Jobim.

"Ele inventou uma batida de violão que era completamente inédita e que veio a chamar-se a batida do bossa nova. Isso era de uma intuição e de uma inovação absolutamente extraordinária", declarou.

Sérgio Godinho destacou ainda a voz característica de João Gilberto e o modo como cantava, "de uma modernidade absoluta que conservou toda a vida".
Tópicos
pub