Morreu o pintor João Nascimento aos 71 anos

Lisboa, 04 out (Lusa) - O pintor João Nascimento, de 71 anos, autor dos murais da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, morreu hoje em Lisboa, informou à Lusa fonte próxima da família.

Lusa /

Natural de Portimão, João Nascimento, estudou em Lisboa, onde se radicou. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian estudou em Paris, uma das cidades onde expôs individualmente, assim como em Madrid, Barcelona, Porto e Lisboa.

"A sua obra está representada em várias coleções particulares e em diversos equipamentos, entre os quais, a Pousada de Estremoz", disse à Lusa José Manuel dos Santos, diretor Cultural da Fundação EDP, e seu amigo.

"Ele era considerado próximo do hiperrealismo e do novo realismo europeu", acrescentou.

No Dicionário de Pintores e de Escultures Portugueses, de Fernando de Pamplona, é apresentado como um "pintor neofigurativo e por vezes abstratizante".

João Nascimento desenvolveu também atividade como arquiteto e designer de interiores, tendo projetado e remodelado "vários espaços de referência - restaurantes, bares e hotéis -, e assinou diversos projetos de exposições e acontecimentos, em Portugal e no estrangeiro", lembrou José Manuel Santos.

Um dos exemplos dados foi o núcleo expositivo da Torre de Belém, em Lisboa, no âmbito da XVII Exposição de Arte Ciência e Cultura, a exposição "Fernando Pessoa, Todos os Dias São Meus", que esteve patente na Cidade do México, e as cerimónias de entrada das urnas de Amália Rodrigues, Manuel de Arriaga e Aquilino Ribeiro no Panteão Nacional.

De 1996 a 2006, João Nascimento foi responsável, no Palácio de Belém, em Lisboa, pelos projetos de remodelação de Salas de Aparato e de musealização da antiga capela.

Tópicos
PUB