Morreu produtor Ingo Preminger

Ingo Preminger, agente literário e produtor do filme "MASH", faleceu na passada quarta-feira na sua residência em Pacific Palisades, informou hoje o seu filho, Jim.

Agência LUSA /

Irmão do realizador Otto Preminger, Ingo começou por ser advogado em Viena, de onde, ante o avanço do nazismo, fugiu com a família em 1938, fixando-se em Nova Iorque.

A família mudou-se para Los Angeles em 1947 e foi nesta cidade que Ingo se lançou no mundo do espectáculo.

Abriu a sua própria "agência de talentos" em 1948 e mais tarde representou escritores incluídos na "lista negra" do mccarthismo.

Entre eles, Ring Lardner e Dalton Trumbo.

Ingo ajudou-os a contornar a proibição de terem os seus nomes inscritos em obras cinematográficas e teatrais, mobilizando outros escritores para aparecerem como sendo os autores dos textos na realidade escritos pelos seus colegas "proibidos".

Lardner, por seu lado, abriu caminho ao maior êxito da carreira de Ingo ao enviar-lhe uma cópia do livro "MASH".

Ingo levou o livro a Richard Zanuck, chefe de produção da 20th Century Fox, que rapidamente aceitou transpô-lo para o cinema, chamando o irmão de Preminger para a produção.

O filme, rodado em 1970 sob a direcção de Robert Altman, foi um êxito de crítica e de bilheteira. Conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, um Globo de Ouro para o melhor musical e obteve uma nomeação para o melhor filme da Academia de Hollywood.

Ingo produziu também "The Salzburg Connection". Retirou-se em finais dos anos 70.

PUB