Morreu realizador norte-americano Robert Mulligan

Washington, 22 Dez (Lusa) - O cineasta norte-americano Robert Mulligan, nomeado para o Óscar de Melhor realizador pelo filme "To Kill a Mockingbird (Na Sombra e no Silêncio)", de 1962, morreu aos 83 anos, noticiaram hoje os "media" norte-americanos.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O seu sobrinho, Robert Rosenthal, disse hoje à imprensa local que Mulligan, que sofria de uma doença cardíaca, morreu no sábado passado na sua residência em Lyme, no Estado norte-americano do Connecticut.

O realizador começou a trabalhar para a televisão ao vivo em Nova Iorque no início da década de 1950 e ganhou um Prémio Emma pelo filme para televisão "The Moon and Sixpence", em 1960.

O seu primeiro filme para o grande ecrã, "Fear Strikes Out", estreou-se em 1957 com a história do jogador de basebol com uma doença mental Jimmy Piersall, interpretado por Anthony Perkins.

Mulligan dirigiu mais 19 filmes, incluindo "Summer of `42 (Verão de 42)" (1971) e "Same Time, Next Year (" (1978), antes de terminar a sua carreira em 1991 com "Man in the Moon (O Homem da Lua)", o primeiro filme de Reese Witherspoon.

O ponto alto da carreira de Mulligan foi "To Kill a Mockingbird", um drama jurídico adaptado do romance de Harper Lee, vencedora de um prémio Pulitzer.

O filme recebeu oito nomeações para os Óscares da Academia Cinematográfica norte-americana.


PUB