Morreu Sergio Bardotti, autor de "Canzone per te"
O compositor italiano Sergio Bardotti, 68 anos, autor de "Canzone per te" que Amália Rodrigues gravou, e "Occhio di ragazza" interpretada por Gianni Morandi, faleceu quarta-feira, em Roma, devido a uma paragem cardíaca, informou a família.
Bardotti nasceu em Pavia (Norte de Itália), tendo começado a trabalhar na indústria musical aos 23 anos.
Como director da secção de novos talentos e música pop da discográfica RCA, foi o responsável pelo lançamento de nomes como o do italiano Lúcio Dalla, que recentemente gravou com o português Jorge Fernando, e os britânicos The Rokes e os Primitives.
Bardotti foi autor, entre outras de canções, de "Se perdo te", de Patty Pravo, "Piazza grande", popularizada por Lucio Dalla, "Canzone per te", interpretada por Sergio Endrigo, e "Roma", por Antonello Venditti.
Por duas vezes venceu o Festival da Canção de Sanremo, com "Canzone per te" defendida por Endrigo, em 1968, e em 1989, com "Ti lascera", pelo duo Anna Oxa y Fausto Leali.
Em 1983 foi distinguido com Prémio Tenco pela sua actividade cultural.
Desde 1996, trabalhava como produtor musical televisivo, tendo colaborado na realização da última edição do Festival de Sanremo.
"As suas canções são a banda sonora das nossas recordações e dos nossos filhos", disse o vice-presidente do Governo italiano e ministro da Cultura, Francesco Rutelli.
Rutelli salientou que, graças à sua paixão pela música latino-americana, os italianos descobriram talentos brasileiros como Vinicius de Moraes, Toquinho e Chico Buarque.
As exéquias de Bardotti realizam-se quinta-feira em Formello, nos arredores de Roma.