Morreu Sol LeWitt, um dos principais nomes da arte conceptual
O artista norte-americano Sol LeWitt, um dos principais nomes da arte conceptual, faleceu no domingo em Nova Iorque, vítima de cancro, noticiaram hoje os jornais The New York Times e The Hartford Courant.
LeWitt, de 78 anos, nasceu em Hartford, numa família de imigrantes russos, formou-se na Universidade de Syracuse, Nova Iorque, e viveu nos últimos 20 anos em Chester, no estado de Connecticut.
Muito do seu trabalho artístico baseou-se em variações com esferas, triângulos, cubos e outras formas geométricas.
Em meados dos anos 60 começou a fazer desenhos murais (Wall Drawing), "método" de que é considerado o criador e que acabaria por ter um considerável impacto na arte contemporânea.
Inicialmente simples, de linhas sóbrias, os desenhos evoluíram e tornaram-se, não apenas maiores em escala, mas mais complexos e coloridos.
Nos anos seguintes, LeWitt passou a utilizar outros suportes e meios no seu trabalho, designadamente papel, cenários, cerâmica, tapetes.
Na opinião da crítica, o artista contribuiu, com a sua obra, e em particular com os desenhos murais, para uma reavaliação das relações entre os conceitos e os materiais.