Mostra de desenhos da juventude de Júlio Resende na Praça Carlos Alberto

Doze desenhos e uma tela executados por Júlio Resende na sua juventude estão patentes até dia 28 no Palacete dos Viscondes de Balsemão, no Porto, disse hoje à agência Lusa fonte da fundação do artista.

Agência LUSA /

Cecília Moreira, do Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, referiu que todas as obras foram criadas quando o artista vivia próximo da Praça Carlos Alberto, situada frente ao Palacete de Balsemão.

A mãe, o pai, o avô e "o circo onde na altura fazia parelha com os irmãos" são algumas das imagens desenhadas por Júlio Resende entre 1934 e 45, quando tinha entre 17 e 28 anos, seleccionadas por Júlio Resende para a mostra "A Praça, um espaço no tempo".

A mostra inclui também algumas pranchas de Banda Desenhada com as personagens "Matulinho", "Matulão" e o "Senhor Arrepiado", que Júlio Resende publicou na sua juventude em alguns jornais, disse Cecília Moreira.

"Até que ponto um espaço urbano condiciona o meio, ou um projecto de vida, de um seu utente?", questiona Júlio Resende no texto de evocação da Praça Carlos Alberto que escreveu para a exposição.

Neste texto, Júlio Resende conta que nasceu em 23 de Outubro de 1917 no número 20 da então chamada Travessa de Sá Noronha, filho de um empregado de balcão e ginasta "exímio nas argolas e no trapézio", e de uma compositora formada pelo Conservatório de Música do Porto "que tornou real o seu sonho de criar uma orquestra infantil".

Numa família de artistas, o irmão, António, tornou-se maestro, e as irmãs, Maria Emília e Maria Fernanda, "coadjuvavam a mãe nos projectos cénicos próprios para crianças".

"Já em criança me intrigava com o traçado arquitectónico do Palacete dos Viscondes, e sobretudo com o alçado em jeito de torre com ameias. Para mim, era o bastante para imaginar o cenário colorido da nobreza festiva, anunciada por trombetas vindas do lado do Conservatório, bandos de malabaristas circenses seguidos do lado do Teatro Carlos Alberto e, já agora, não faltando os pintores chegados de Cedofeita para retratarem uma princesa de um país distante", descreve o pintor.

A mostra pode ser visitada todos os dias úteis, das 09:00 às 20:00, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, aberto ao público pela Câmara do Porto como espaço cultural em 2001, também com uma exposição de desenhos de Júlio Resende.


PUB