Mostra de peças em faiança em Esposende

A Câmara de Esposende inaugura sexta- feira uma exposição de peças em faiança que retratam os meninos gordos Mateus e Ana, italianos que percorreram o Norte de Portugal, entre 1842 e 1843, exibidos como crianças de circo.

Agência LUSA /

Intitulada "Meninos Gordos, contar uma história através da faiança", a mostra é realizada em estreita colaboração com o Museu de Olaria da Câmara de Barcelos e com o Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães.

As 13 peças que estarão expostas no Museu Municipal de Esposende - pratos, paliteiros e canecas - foram executadas no século XIX em fábricas de loiça nortenhas, nomeadamente Afurada (Gaia) e Viana, entre outras.

A mostra, que se destina essencialmente ao público mais jovem, foi organizada de um modo lúdico, "tendo por objectivo captar a atenção dos mais novos" para a história destas duas crianças italianas que, para a sua idade, tinham um peso considerado anormal, disse à agência Lusa Lurdes Rufino, coordenadora da exposição.

"Os dois irmãos piemonteses (Norte de Itália), Mateus e Ana, percorreram o nosso país, sendo mostrados em diversos locais como uma espécie de meninos de circo, tendo o público de pagar 60 réis para assistir ao espectáculo", acrescentou.

As imagens de Mateus, que aos 11 anos pesava 201 quilos e media 1,52 metros, e de Ana, com nove anos, 129 quilos e 1,37 metros, transformaram-se em vistosos e valiosos ornamentos, podendo um prato com o respectivo desenho custar cerca 10 mil euros.

Desde a sua aldeia italiana até ao Norte de Portugal, Mateus e Ana foram vistos por doutores das universidades de Paris, Madrid e Barcelona e por diversas cortes, tendo, inclusive, sido apresentados a D. Maria II.

A exibição dos meninos gordos, que causava espanto e admiração naquela época, estava entregue a um senhor de nome Teixeira, que os mostrava pelo Norte do país em casas de espectáculo improvisadas.

Mateus e Ana eram divulgados em gravuras afixadas em locais estratégicos e podiam ser vistos desde as 09:00 até às 20:00.

"Perdeu-se o rasto da história de vida destes meninos gordos depois de 1843", supondo-se que tenham nesse ano abandonado o país, acrescentou Lurdes Rufino.

Após Esposende, parte desta exposição, cujas peças pertencem a coleccionadores particulares e ao Museu dos Soares dos Reis, Porto, segue para Barcelos, onde será inaugurada a 10 de Setembro.

O Museu de Alberto Sampaio, Guimarães, recebe a exposição a partir de 10 de Março de 2006.

Esta mostra tem como comissária Isabel Maria Fernandes, directora do Museu Alberto Sampaio, que publicou um livro intitulado "Meninos Gordos: faiança portuguesa".

JAP.


PUB