Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Mulheres que Contam. Susana Viseu

por Silvia Alves - RTP

Consultora do Presidente da República para as áreas da transição climática, ambiente, energia e Oceanos.


Susana Viseu cresceu com uma forte ligação com a Natureza, marcada pelas longas férias de Verão passadas na casa de família, em Gouveia, Serra da Estrela.

Depois de se formar em Geologia Aplicada e do Ambiente na Faculdade de Ciências (UL), tornou-se mestre em Engenharia Sanitária, trabalhou sempre nas áreas da sustentabilidade, começando pela área dos solos, passando pelos recursos hídricos – e foi-se especializando.

Passando por vários lugares de assessoria, consultoria e liderança, em 2019, Susana Viseu resolveu criar uma Organização Não Governamental, a Business as Nature, uma associação de mulheres para a promoção da produção e consumo responsável e sustentável e para o desenvolvimento de uma economia circular e de baixo carbono. Promove o papel das mulheres como agentes preponderantes e fundamentais na mudança dos padrões de consumo, e apoia o empreendedorismo feminino, entre outras valências.


Susana Viseu é uma mulher auto-confiante que luta para concretizar os seus sonhos, e que não desiste. Esta perseverança fá-la avançar sempre. E, no que diz respeito às alterações climáticas, está na altura de agir. Com urgência.

É actualmente consultora do Presidente da República para as áreas da transição climática, ambiente, energia e Oceanos.

Lançou recentemente um movimento das Mulheres pelo Clima – Women 4OUR CLIMATE – dos países de língua portuguesa para o mundo, em parceria com o Ministério do Ambiente e da Acção Climática, a Casa Comum da Humanidade e a CPLP.

O lançamento oficial aconteceu a 28 de Setembro de 2022, na sede da CPLP

“Queremos que este manifesto possa ser subscrito por mulheres com várias atividades – desde mulheres cientistas a empresárias, políticas, activistas, educadoras ou simplesmente mães que têm a responsabilidade de educar os seus filhos, que possam subscrever este manifesto e realmente pô-lo em prática naquilo que são as suas opções do dia a dia.


Ainda recentemente, na Conferência dos Oceanos, em Lisboa, coordenou o side event “Women 4OUR OCEAN”. Nele, participaram mulheres que são exemplos inspiradores. Como o de Amina Cassima, da ilha de Moçambique, uma artesã que recolhe pedaços de cerâmica ou conchas que aparecem na areia para fazer bijuteria, entre outros objectos que cria, como carteiras ou roupa. Envolve a comunidade na limpeza das praias.

Já em Portugal, a Business as Nature lançou o projecto “Fishing the Plastic” que envolveu a comunidade piscatória de Ovar. Da recolha de plásticos que deram à costa, mais as tampinhas de garrafa recolhidas nas escolas, fez-se reciclagem para criar diferentes produtos, que foram a concurso.


O produto vencedor foi um original cinzeiro de praia, criação da D. Célia. A partir do protótipo, o cinzeiro será comercializado, e uma parte das vendas reverterá para as próprias mulheres da comunidade piscatória.

Dinâmica e sempre generosa, Susana Viseu adora cantar fado quando está com os amigos.

Outro traço forte seu prende-se com a reutilização: tanto na decoração de interiores como na cozinha. Por isso, neste episódio, oferece-nos também um fado e uma receita de utilização de “restos” para um prato prático e delicioso.

E gosta de escrever. Recentemente, escreveu o argumento de uma peça de teatro de rua - “A tartaruga entupida” - sensibilizando para a problemática da poluição dos Oceanos e para a urgência na sua proteção.
pub