Município de Famalicão constrói Quinta Pedagógica na Casa-Museu Camilo

A Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, em S. Miguel de Seide, Famalicão, vai englobar uma quinta pedagógica no terreno que c ircunda a última residência do autor de "Amor de Perdição", disse hoje fonte do Município.

Agência LUSA /

O presidente da Câmara, Armindo Costa, adiantou à agência Lusa que a qu inta pedagógica, com 10 mil metros quadrados, se insere numa segunda fase do pro jecto de valorização da Casa-Museu de Camilo, que foi iniciado com a construção do Centro de Estudos Camilianos, projectado pelo arquitecto Siza Vieira. Referiu que o plano de valorização da Casa de Camilo, num investimento de cinco milhões de euros, contempla a construção do Centro de Estudos Camilian os, a reabilitação do centro urbano de S. Miguel de Seide e a criação de uma Qui nta Pedagógica Camiliana.

"A Câmara Municipal de Famalicão já adquiriu o terreno necessário para o efeito", garantiu o autarca, frisando que "apostar em Camilo é apostar na Cul tura e na defesa da Língua Portuguesa".

Recordou ou que a Casa de Camilo recebe anualmente 20 mil visitantes, n omeadamente crianças e jovens estudantes.

A futura Quinta Pedagógica será equipada com um centro de serviços educ ativos, a instalar num imóvel térreo que irá recriar a casa de apoio à proprieda de agrícola que existia no tempo de Camilo Castelo Branco.

PUB