"Munique" nas livrarias em simultâneo com filme homónimo de Spielberg
O livro "Munique - A Vingança", do jornalista George Jonas, vai ser publicado pela Ulisseia no início de Fevereiro, anunciou a editora, que faz coincidir o lançamento com a estreia do filme homónimo de Steven Spielberg.
O livro conta a história de "Avner", agente do comando dos serviços secretos de Israel (Mossad) que perseguiu e matou os palestinianos da organização Setembro Negro que, durante os Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, assassinaram 11 atletas israelitas.
A película de Spielberg, que começou a ser filmada em Malta a 30 de Junho, quando estreava nos Estados Unidos o seu filme "Guerra dos Mundos", chega às salas de cinema portuguesas a 02 de Fevereiro, data em que o livro fica disponível nas livrarias nacionais.
A obra de Jonas data de 1984 e foi escrita após o jornalista ter, alegadamente, contactado um agente da Mossad que, tendo participado na operação na aldeia olímpica, resolveu depois protestar contra os métodos violentos usados pelos serviços secretos.
Porém, e talvez porque a veracidade de "Munique - A Vingança", que já deu origem ao filme "Sword of Gideon" (1986), foi várias vezes questionada, Spielberg afirmou que a sua película cruza informação de várias fontes e não é uma mera transposição do livro para o cinema.
Apesar destas cautelas, e de Steven Spielberg ter procurado evitar interpretações controversas do seu trabalho, a estreia do filme nos Estados Unidos gerou acusações de falta de verosimilhança entre a ficção e a realidade.
O filme do realizador de "A Lista de Schindler" tem argumento de Tony Kushner, que deu seguimento ao trabalho iniciado por Eric Roth, e é protagonizada por Eric Bana, Daniel Craig, Ciarán Hinds, Mathieu Kassovitz, Hanns Zischler e Geoffrey Rush.
Segundo o realizador norte-americano de ascendência judaica, o seu interesse pela história prende-se com a dificuldade de um país civilizado responder ao terrorismo sem recorrer às mesmas armas, uma questão comum nos EUA após os atentados de 11 de Setembro de 2001.