Museu Aleijadinho reinaugurado em Ouro Preto
São Paulo, Brasil, 27 Nov (Lusa) - O Museu Aleijadinho, dedicado a um dos maiores mestres da arte barroca brasileira, será reinaugurado hoje em Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, anunciaram os organizadores.
O museu, localizado a cerca de 100 quilómetros da cidade de Belo Horizonte, passou por um processo de requalificação, realizado pela Associação Espírito Santo Cultura, ligada ao grupo português de mesmo nome.
Instalado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de António Dias, o museu exibirá obras do artista António Francisco Lisboa, o Aleijadinho, documentos originais e um acervo de arte sacra.
Um vídeo, projectado num grande ecrã instalado na igreja, mostrará toda a obra de Aleijadinho, espalhada por diversas cidades de Minas Gerais, na região Sudeste do Brasil.
A nova fase do museu será marcada ainda pela exposição de uma colecção de totens de madeira que retratam as etapas de elaboração da talha barroca dourada, uma doação da Fundação Calouste Gulbenkian.
Fazem parte do acervo do museu peças do mestre do barroco brasileiro, como os leões de essa, que sustentavam as urnas nas cerimónias fúnebres, e São Francisco de Paula, um raro santo de roca (de vestir) em pedra sabão.
"Consideramos as realidades pedagógica e didáctica, com o uso de tecnologias de multimédia capazes de virtualmente trazer para o espaço do museu a obra de Aleijadinho", assinalou a presidente da instituição, Maria João Espírito Santo Bustorff Silva, citada num comunicado.
O Museu Aleijadinho passa a ter um novo espaço de exposição permanente, um pequeno auditório e uma sala para projecções de áudio e vídeo.
O projecto de requalificação inclui igualmente o lançamento do livro "Aleijadinho: devoção e drama", com informações referentes ao acervo do Museu Aleijadinho.
Nascido na antiga Vila Rica, actual Ouro Preto, a 29 de Agosto de 1730 (data provável), António Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é um dos maiores artistas do estilo barroco brasileiro, no período colonial.
Filho do mestre português Manuel Francisco Lisboa e de uma escrava, começou aos 40 anos a desenvolver uma doença degenerativa dos membros, ainda não determinada, falecendo a 18 de Novembro de 1814.
O artista, que ficou para a História como O Aleijadinho, morreu pobre, sendo sepultado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de António Dias, ao lado dos restos mortais de seu pai.
A Associação Espírito Santo Cultura é uma instituição brasileira, instalada no Rio de Janeiro, sem fins lucrativos, e ligada ao Grupo Espírito Santo.
A entidade desenvolve e coordena projectos de museologia, museografia, restauro e recuperação de obras artísticas (azulejos, talhas e pintura), além de dar cursos de formação.
Criada em 1998, a instituição já interveio em restauros e recuperações da Igreja de Santo António de Iguassu, em Pernambuco, da Ordem Terceira de São Francisco, em Salvador da Baía, e na Igreja do Outeiro da Glória, no Rio de Janeiro.
A reinauguração do Museu Aleijadinho decorrerá com as presenças do ministro da Cultura, Gilberto Gil, do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e do presidente da Câmara de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo Santos.