Museu da Água mostra esculturas e fotografias inspiradas em Brasília
Uma exposição de dois artistas brasileiros, composta por esculturas de Ennio Bernardo e fotografias de Maria Vasconcelos inspiradas na cidade de Brasília, vai ser inaugurada quinta-feira no Museu da Água, em Lisboa.
De acordo com a direcção do museu, a exposição "Uma cidade chamada Brasília" pretende apresentar ao público uma ampla abordagem artística, estética e técnica na arte da escultura e fotografia da capital do Brasil.
Nascido em São Paulo, no Brasil, em 1948, Ennio Bernardo participou em mais de duas dezenas de exposições colectivas no país de origem e no estrangeiro. Maria Vasconcelos, natural de Fortaleza, onde nasceu em 1952, é artista plástica e fotógrafa.
A criação de Brasília, no Estado brasileiro de Goiás, ficou associada a um mítico sonho do santo italiano Giovanni Bosco, responsável pelo envio de missões católicas para a América Latina.
Nascido em 1815, D. Bosco fundou a ordem dos Salesianos e dedicou-se especialmente a apoiar os jovens. Num dos seus sonhos premonitórios teria antecipado a criação de uma "terra prometida, vertendo leite e mel, de uma riqueza inconcebível".
Localizada no estado de Goiás, a arquitectura de Brasília foi projectada pelos arquitectos Lúcio Costa e Óscar Niemeyer, tornando-se a capital do Brasil em 1960.
A exposição será inaugurada pelas 19:00 no Reservatório da Mãe d`Água, nas Amoreiras.