Museu de Arte Antiga mostra estudo de Cyrillo Machado para retábulo do século XVIII
Lisboa, 31 out (Lusa) - Um desenho oitocentista da autoria de Cyrillo Machado, recém entrado na coleção do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), encontra-se exposto, inserido nos estudos preparatórios do retábulo da Igreja de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa.
De acordo com o MNAA, o desenho "Última Ceia. Instituição da Eucaristia. Estudo final", de 1813, foi doado pelo colecionador Francisco Capelo, está em exposição desde o fim de semana no museu e tem comissariado e texto de Alexandra Gomes Markl.
A exibição do desenho, segundo o museu, tem como objetivo "contribuir para a reflexão acerca do retábulo da Capela do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, enriquecendo a existente série de estudos preparatórios".
O MNAA já detinha um conjunto de estudos preparatórios elaborados pelo artista português Cyrillo Volkmar Machado (1748-1823) para este retábulo.
A nova obra "permite agora documentar mais cabalmente o processo desta encomenda artística, bem como as suas fases operativas, entre o esboço e a obra final", salienta o museu.
Cyrillo Volkmar foi um artista de transição entre dois séculos e dois ambientes estéticos, fundador de um registo memorialista da história da arte em Portugal, tendo baseado a sua produção artística na temática religiosa.
Nomeado pintor régio, instalou-se em Mafra entre 1796 e 1808, regressando após essa data a Lisboa, onde executou muitos trabalhos para igrejas, casas da nobreza e edifícios públicos, assim como trabalhos decorativos em carruagens e coches para a Casa Real.
A sua intensa produção artística destacou-se, na época, e está bem documentada na coleção de desenhos do MNAA, com vários estudos para retábulos e tetos.
A exposição intitula-se "Cyrillo e o Programa de S. Sebastião da Pedreira" e vai estar patente na sala do Mezzanino do MNAA até 19 de janeiro de 2012.
O museu tem ainda patente na sala do Teto Pintado, até 27 de novembro, a exposição "Viagens. O Tesouro da Vidigueira. Lacas Namban e de Outras Paragens", com peças de mobiliário português e lacas Namban.