EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Museu de Arte Antiga mostra estudo de Cyrillo Machado para retábulo do século XVIII

Museu de Arte Antiga mostra estudo de Cyrillo Machado para retábulo do século XVIII

Lisboa, 31 out (Lusa) - Um desenho oitocentista da autoria de Cyrillo Machado, recém entrado na coleção do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), encontra-se exposto, inserido nos estudos preparatórios do retábulo da Igreja de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

De acordo com o MNAA, o desenho "Última Ceia. Instituição da Eucaristia. Estudo final", de 1813, foi doado pelo colecionador Francisco Capelo, está em exposição desde o fim de semana no museu e tem comissariado e texto de Alexandra Gomes Markl.

A exibição do desenho, segundo o museu, tem como objetivo "contribuir para a reflexão acerca do retábulo da Capela do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, enriquecendo a existente série de estudos preparatórios".

O MNAA já detinha um conjunto de estudos preparatórios elaborados pelo artista português Cyrillo Volkmar Machado (1748-1823) para este retábulo.

A nova obra "permite agora documentar mais cabalmente o processo desta encomenda artística, bem como as suas fases operativas, entre o esboço e a obra final", salienta o museu.

Cyrillo Volkmar foi um artista de transição entre dois séculos e dois ambientes estéticos, fundador de um registo memorialista da história da arte em Portugal, tendo baseado a sua produção artística na temática religiosa.

Nomeado pintor régio, instalou-se em Mafra entre 1796 e 1808, regressando após essa data a Lisboa, onde executou muitos trabalhos para igrejas, casas da nobreza e edifícios públicos, assim como trabalhos decorativos em carruagens e coches para a Casa Real.

A sua intensa produção artística destacou-se, na época, e está bem documentada na coleção de desenhos do MNAA, com vários estudos para retábulos e tetos.

A exposição intitula-se "Cyrillo e o Programa de S. Sebastião da Pedreira" e vai estar patente na sala do Mezzanino do MNAA até 19 de janeiro de 2012.

O museu tem ainda patente na sala do Teto Pintado, até 27 de novembro, a exposição "Viagens. O Tesouro da Vidigueira. Lacas Namban e de Outras Paragens", com peças de mobiliário português e lacas Namban.

Tópicos
PUB